Economia

Correios deixam Sedex e PAC mais caros às vésperas da Black Friday

CÛdigo: 04749472 Data da Foto: 01/07/2008 Data da PublicaÁ„o: 01/07/2008 TÌtulo: Assunto: Legenda: S√O PAULO, SP, BRASIL, 01-07-2011 Carteiro trabalha na praÁa do Correio, centro de S„o Paulo. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, DINHEIRO) Local: SP: S„o Paulo; SP: S„o Paulo; Brasil CrÈdito: Danilo Verpa/Folhapress (CÛd. Fot: 1547)
Above

O custo de envios pelos Correios já estão mais caros pouco mais de mês antes da Black Friday. Segundo comunicado da empresa, desde esta segunda-feira (14/10) os serviços de Sedex e PAC sofreram reajuste de 6,34%.

Passam a ficar mais caros envios por Sedex Hoje, Sedex 10, Sedex 12 e PAC. O aumento também só é relacionado à pessoa física, uma vez que não modifica contratos já estabelecidos entre empresas e os Correios.

Este é o segundo reajuste da estatal no ano, colocando a elevação para além de um triplo da inflação do período. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) usado para o cálculo acumulou elevação de 1,73% este ano.

A empresa não informa quais as tarifas para cada um dos serviços, alegando sigilo comercial. Em nota ao G1, a empresa informa que o aumento é relativo à readequação dos custos, por conta de aumento da concorrência, pois a estatal conta com monopólio somente do envio de cartas.

Os Correios também negaram que a mudança tenha relação ao processo de privatização. Desde o início do ano, o governo federal tem mostrado interesse em transformar a companhia em empresa privada. Em agosto, ela foi listada no Programa Nacional de Desestatização, mostrando que a movimentação deve acontecer em breve.
Below