Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Deputados aprovam requerimento pedindo intervenção na saúde de Guajará-Mirim

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, durante sessão desta terça-feira (19), requerimento de autoria coletiva, que pede que o Governo, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), proceda a imediata intervenção na saúde do Município de Guajará-Mirim, que enfrenta uma grave crise com a pandemia do Coronavírus.

A matéria foi uma iniciativa do presidente Laerte Gomes (PSDB) e do deputado Dr. Neidson (PMN), mas que, por sua importância, ganhou a adesão dos demais parlamentares.”Hoje, a situação de Guajará-Mirim, com uma alta taxa de mortalidade por Covid-19, chama a atenção de todo o Estado. É preciso uma ação efetiva e imediata por parte do Governo, que deve optar entre intervir de forma total ou intervir parcialmente, atuando em parceria”, explicou Laerte Gomes.

Dr. Neidson reforçou a necessidade de o Governo levar ações para o Município. “Guajará teve 34 casos de Covid-19 confirmados até esta segunda (18) e registrou 17 mortes. É o maior percentual de mortalidade de que se tem notícia no país. A população está assustada e clama por apoio, por isso estamos aprovando esse requerimento, para que o Estado interfira na saúde do Município”.

O deputado Adailton Fúria (PSD) também se posicionou favorável à medida, mas pontuou que Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná e em Ariquemes, é preciso também receber aumento no número de leitos de UTI e de condições de trabalho aos profissionais da saúde, que tratam do pacientes com a Covid-19.
“A situação é grave e é preciso planejamento e ações concretas, para reforçar a capacidade de atendimento nas unidades de saúde, com o crescente aumento no número de caso de contaminados com Coronavírus”, completou Furia.

Adelino Follador (DEM) disse que defende a intervenção, mas observou que é preciso levar ações efetivas, não apenas discurso e promessas. “Se vai intervir, que faça a coisa certa, que faça as ações concretas e que possa trazer benefícios à população, que tanto espera e precisa desse apoio”.

Já o deputado Lazinho da Fetagro (PT), manifestou a sua preocupação com a demora em o Governo apoiar Guajará-Mirim. “A situação é muito grave e, mesmo assim, somente com a manifestação desta Casa, é que o Governo se mobiliza para dar algum apoio ao município”, relatou.

Chiquinho da Emater (PSB) defendeu a intervenção na saúde em Guajará-Mirim, além da locação de leitos de UTI em Ji-Paraná e também para Vilhena e Ariquemes.

Assessoria ALE

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...