Rondônia

Detran retoma exames práticos de direção veicular em Rondônia

Foto: Eleni Caetano

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia retomou os exames práticos de direção veicular no dia 20 de julho e as aulas técnico-teóricas na modalidade de ensino remoto, para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) voltassem a trabalhar em todo o Estado, respeitando os critérios por fase de cada município, conforme o Decreto n° 24.887, de 20 de março de 2020, que declara Estado de Calamidade Pública em virtude da pandemia da Covid-19.

O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, explicou que após a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento começou a trabalhar no desenvolvimento do portal de educação, que ficou pronto em pouco tempo e já foi disponibilizado aos CFCs no dia 14 de maio. “E agora voltamos também com as aulas práticas de direção veicular”, afirmou o diretor, destacando que todos os cuidados que recomendam os órgãos de saúde estão sendo tomados para evitar a proliferação do coronavírus.

O curso técnico-teórico na modalidade de ensino remoto, pode ter até 25 alunos por aula on-line, já a aula presencial leva em conta a fase do distanciamento social de cada município, para a cidade que estiver na fase 2, só é permitido quatro alunos por turma, cinco incluindo o instrutor. O município que estiver na fase 3 de distanciamento social pode formar turma com nove candidatos, mais o instrutor, totalizando dez pessoas por sala de aula.

O controlador regional de trânsito do Detran Rondônia, Francisco Carlos da Silva Nascimento, disse que foram tomadas todas as medidas para garantir a proteção dos candidatos, bem como dos profissionais da autarquia e dos CFCs, durante a realização dos exames práticos de direção veicular, além das medidas de higienização do veículo e das pessoas envolvidas no trabalho. O Detran adotou o agendamento por horário dos CFCs, para evitar aglomerações de pessoas no local da prova.

“O tempo disponibilizado para cada CFC leva em consideração o número de candidato que cada empresa tem inscrito para fazer o exame, o candidato mantém uma certa distância do local da realização da prova e se aproximam conforme vai sendo chamado”, explicou o controlador regional.

O deputado estadual, Jair Montes, fez indicação parlamentar referente à estrutura dos locais onde são realizados os exames práticos no Estado. Em Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Rolim de Moura existe pista de teste veicular, com a estrutura necessária para a realização dos exames. Em alguns municípios, os CFCs utilizam espaços alugados ou cedidos com toda a infraestrutura, a exemplo da cidade de Machadinho do Oeste que realiza as aulas e exames práticos dentro do recinto do Parque de Exposição da cidade.

Em Porto Velho, os exames práticos de direção veicular estão sendo realizados nas dependências da Feira do Produtor, que oferece a infraestrutura necessária para a realização dos exames e o Detran Rondônia tem trabalhado para oferecer ambientes estruturados aos usuários.

Assessoria