Nesta terça- feira (26), o governo de Mato Grosso anunciou que disponibilizou leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de Covid – 19 em estado grave de Rondônia.
O secretário Estadual de Saúde do Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse que ‘este é um momento de unir forças diante do colapso que os outros estados já vivem’. O gestor entende que é preciso levar em consideração a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e ser solidário aos familiares e pacientes que anseiam por ajuda.
A expectativa é de que os dois primeiros pacientes cheguem imediatamente em Mt para receber a assistência médica necessária.
A Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso (SES – MT), em seu boletim diário, informou que nas últimas 24 horas, foram notificadas 916 novas confirmações de casos de coronavírus no estado e 25 mortes. Dos 209.004 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.884 estão em isolamento domiciliar e 195.123 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 272 internações em UTIs públicas e 298 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 67,67% para UTIs adulto e em 34% para enfermarias adulto.
