Destaques Educação Especiais Rondônia

DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – Ele foi feito para ler, foi feito para pegar!

Dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático. A data homenageia um dos mais importantes recursos usados na formação educacional de estudantes de todo o país.

O livro didático reúne as informações que o aluno necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento, em todas as etapas da educação — desde o ensino fundamental até os superiores, como também uma ferramenta importante para orientar os educadores, (professores), no processo de ensino e aprendizagem de seus discentes.

Cerca de 150 milhões de exemplares anualmente são distribuídos em toda a rede pública de ensino, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desde 1985, no Brasil.

No entanto, a trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país.

Para rememorar esta data tão importante, no processo de aprendizado de alunos em todo o país, entrevistamos a professora Doutora Nair Gurgel do Amaral, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), para falar um pouco da trajetória do Livro Didático, as alterações didáticas ao longo dos anos e importância que possui na educação básica de ensino.