Capital Rondônia

Drive-thru no distrito de Extrema realiza 200 testes rápidos

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou no último sábado (27), no distrito de EXtrema, um drive-thru para testagem rápida do novo coronavírus. No total, foram realizados 200 testes rápidos, dos quais 11 testaram positivos para a doença. Todos esses pacientes positivados passaram por avaliação médica e já saíram com o kit para o tratamento da Covid-19, mediante assinatura do termo de responsabilidade do paciente.

Os testes rápidos seguiram o protocolo do Ministério da Saúde, sendo realizado em pessoas que apresentavam síndrome gripal por mais de sete dias.

O drive-thru no distrito de Extrema teve o apoio dos servidores do Hospital Regional de Extrema (HRE) e do Posto de Saúde de Nova Califórnia. “A ação foi um sucesso. As pessoas que se dirigiram ao local para fazerem o teste agiram ordeiramente, os veículos se mantiveram em fila, não registramos nenhum tumulto, agradecemos ao governador Marcos Rocha e ao secretário de saúde, Fernando Máximo”, destacou o diretor do HRE Donizete Silva.

A equipe que trabalhou no drive-thru no distrito de Extrema era composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, administrativo, psicóloga e a direção do HRE.

A ação Mapeia Rondônia realizada pelo governo estadual iniciou com a distribuição de 100 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus, que foram comprados pelo Estado e distribuído aos 52 municípios.

A primeira etapa do Programa Mapeia Rondônia, para diagnosticar a Covid-19, foi realizada de 3 a 9 de junho em todos os municípios.

Secom