Drone será utilizado no georreferenciamento de imóveis em Rondônia | O Rondoniense %
Capital Rondônia

Drone será utilizado no georreferenciamento de imóveis em Rondônia

Above

Na manhã de quarta-feira (29) aconteceu solenidade de entrega de um drone multirrotor quadricóptero H1 à Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat).  “O equipamento tem o objetivo de modernizar os processos operacionais de regularização urbana e rural, tornando-os mais eficientes e precisos,” destacou o superintendente da Sepat, Constantino Erwen Gomes.

O drone possui um sistema com funções autônomas de voo para aerofotogrametria, isto possibilita a obtenção de imagens georreferenciadas para gerar mosaicos, modelo digital de superfície. “Possibilitando o mapeamento de grandes áreas em um tempo reduzido, frente ao métodos tradicionais, além de gerar imagens de alta qualidade e detalhes,” explica o superintendente Constantino.

Para o governador coronel Marcos Rocha, a aeronave irá facilitar o georreferenciamento e a regularização fundiária. “Sabemos o quanto isso é importante para Rondônia. Pois o nosso Estado é voltado para o agronegócio, e muito da produção que poderíamos fazer hoje não é feita porque os produtores não têm os recursos necessários. E o recurso essencial para alavancar a nossa produção agropecuária é o título da sua terra”.

A Sepat é o órgão incumbido de administrar e fiscalizar, coordenar, executar e controlar as atividades inerentes à regularização fundiária urbana e rural, e tem realizado investimentos em tecnologias, com a aquisição de equipamentos e software, com objetivo de modernizar os processos operacionais de regularização urbana e rural tornando-os mais eficiente e precisos.

O equipamento foi adquirido com recursos do governo do Estado, por meio de indicação de emenda parlamentar do deputado estadual Eyder Brasil.

Participaram da solenidade de entrega o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec),  coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Pedro Antônio Afonso Pimentel, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar(CBM), coronel Bm Demargli da Costa Farias, entre outras autoridades que se fizeram presente.

 

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Nilson Santos
Secom – Governo de Rondônia

Below