Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Egressos ressaltam importância da formação do SENAI para o mercado de trabalho

Cursos técnicos do SENAI agilizam inserção no mercado de trabalho

Diante dos desafios impostos pela Covid-19, o mercado de trabalho passa por profundas transformações. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), tem ampliado as possiblidades de formação. “Com vasto portfólio de cursos técnicos, incluindo opções EAD e presenciais, a instituição demonstra seu valor junto à sociedade rondoniense, oferecendo ensino qualificado e alinhado com as novas demandas das indústrias e da sociedade como um todo”, afirma o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

O coordenador cita o resultado de uma pesquisa feita Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), a empregabilidade dos egressos do SENAI ganha destaque no mercado de trabalho: 62% conseguem uma vaga em até seis meses após a conclusão do curso.

“As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância dos cursos técnicos. Minha experiência no SENAI me abriu portas, pois a formação completa que obtive na instituição me deu condições de atuar na minha área de formação”, conta Josué Silva dos Santos, formado no curso Técnico em automotiva entre 2017/2018. Ele é um dos milhares egressos do SENAI-RO, que conseguiu colocação no mercado de trabalho. Santos atua na Ford Mega Veículos, em Porto Velho.

“O SENAI tem papel primordial na minha vida por me motivar a estudar e abraçar as oportunidades. Hoje trabalho como mecânico. Quando iniciei o curso eu era auxiliar de serviços gerais e depois passei à auxiliar de mecânico. Uma equipe do SENAI foi à empresa e ofereceu o curso e então me coloquei à disposição para adquirir mais conhecimento. A empresa pagou 90 por cento da mensalidade e depois da conclusão, meu cargo mudou e há três anos sou mecânico. Acredito que se não tivesse feito SENAI minha realidade profissional seria muito diferente. Ter no currículo um curso desta instituição referência em qualificação profissional, é um diferencial que deixa o profissional à frente de qualquer concorrente na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho”, disse.

Santos finalizou se dizendo grato ao SENAI pela estrutura e pelos excelentes professores que fazem mais que apenas ensinar, eles incentivam o aluno a aprender mais e se aperfeiçoar. “Eu incentivo qualquer pessoa interessada em se profissionalizar a estudar numa escola SENAI

Outro exemplo, Isaías Alves da Silva, durante o curso Técnico em manutenção automotiva foi selecionado junto com mais nove alunos para um estágio na Saga Hyundai. Com apenas um ano e seis meses de formado pelo SENAI, assumiu a chefia da oficina da empresa onde trabalha até hoje. “Somente consegui entrar na empresa onde estou devido à estrutura de oficina disponibilizada para o curso e a dedicação, experiência e conhecimentos dos professores e hoje sou chefe de oficina. Sem a oportunidade do conhecimento que a escola SENAI fornece aos alunos não estaria neste cargo. Por isso, quando seleciono profissionais para minha equipe, não contrato pessoas que não tenham curso do SENAI”, garante.

Cleiton Guimarães Passos. Graduado em Nutrição – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, em 2018, também é um ex-aluno e hoje atua como instrutor de panificação no SENAI-RO. Com experiência em nutrição e panificação, também atua como consultor técnico na padronização de processos industriais e inovação de produtos no segmento. Guimarães, formado pelo SENAI no curso de nível técnico em Panificação e Confeitaria entre 2011/2012, conquistou o terceiro lugar na Olimpíada do Conhecimento etapa nacional na edição 2012, em São Paulo, na ocupação de Panificação. Também foi avaliador na Olimpíada do Conhecimento SENAI, na etapa nacional nas edições 2016 e 2018, em Belo Horizonte/MG.

“Quando ingressei na área da panificação, eu não tinha nenhuma formação técnica profissional. Entrei na cara e na coragem para aprender o ofício no dia a dia. E quando foi oferecida a oportunidade de fazer um curso no SENAI e me especializar, enxerguei a oportunidade de adquirir conhecimento e me profissionalizar. Conquistei visibilidade, não apenas pelo curso, mas pela participação na Olimpíada do Conhecimento. De lá para cá venho crescendo como profissional. O reconhecimento conquistado no segmento da panificação em Porto Velho, é graças a tomada de decisão de entrar para o SENAI no começo de 2011”, contou Guimarães.

SENAI é referência

A pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas revelou que 83,2% dos empresários consideram os cursos da instituição ótimos ou bons, e 41% destacaram a qualidade da formação dos trabalhadores.

Desde março, quando teve início a pandemia, o SENAI Nacional contabilizou mais de um milhão de matrículas em cursos de qualificação profissional. “Esses dados evidenciam o interesse das pessoas pela profissionalização e o papel do SENAI nesta formação”, analisa Coelho. “Quem deseja aprimorar os conhecimentos por meio de cursos técnicos também conta com inúmeras possibilidades na instituição”, garante.

Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou um aumento no número de empresas que estão investindo em tecnologias digitais. Nos últimos anos, o índice passou de 63% para 78%. De sensores para monitoramento de produção ao uso de inteligência artificial para robotizar processos, a Indústria 4.0 deve alavancar a competitividade do setor no Brasil. Mas a transformação não inclui só máquinas, hardwares e softwares: o capital humano também passa por uma fase de mudanças.

Assessoria

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...