Connect with us

Olá, tudo bem? O que você está pesquisando?

Rondônia

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, Fhemeron promove programação especial

Fotos: Daiane Mendonça

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está promovendo uma programação especial em todos os hemocentros do Estado. Nesta segunda-feira (14), um café da manhã à moda junina foi preparado e servido aos presentes, acompanhado de música instrumental. A iniciativa visa homenagear os doadores já cadastrados e sensibilizar outros a iniciarem o processo de doação sanguínea.

A iniciativa visa homenagear os doadores já cadastrados e sensibilizar outros a iniciarem o processo

Na capital, a abertura da programação contou com a parceria do Exército Brasileiro, de uma empresa bancária e de uma associação beneficente, uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos, que juntos somam forças para ajudar ao próximo, promovendo ações diferenciadas. Para cada doador, os integrantes da associação entregava uma muda de plantas medicinais.

A vice-presidente da associação, Maria Regina Azevedo dos Santos, explicou que um dos projetos executados é realizado em parceria com a Fundação. “Não poderíamos deixar de somar com esta causa. Estamos há um ano com a Fhemeron mobilizando pessoas para a doação de sangue. Temos uma grande expectativa de trazer novos doadores. E esse projeto é contínuo”, detalhou.

De acordo com a médica Hematologista, Ana Caroline Gonzaga, 75% dos doadores são fidelizados à Fhemeron, ou seja, se dirigem à Fundação pelo menos duas vezes ao ano. “Esse é um número desejado que pretendemos manter. Queremos também, atrair novas pessoas para que deem início a este ciclo de doações. Orientamos que o doador venha com máscara e que não traga muitos acompanhantes para evitar aglomeração. Pedimos para que as pessoas venham doar sangue e que, se possível, priorizem o agendamento pelo aplicativo “Sangue Amigo”, observou.

Historicamente, nesse período a Fhemeron passa por um aumento significativo de doadores, uma vez que a sensibilização quanto ao ato de doar é mais intensificada, contribuindo assim com o abastecimento dos estoques de bolsas de sangue. A doadora Rosenilda Moreira de Jesus, de 33 anos, doa sangue pela segunda vez. Ela reside em Jaru, mas por estar no momento na capital, aproveitou para fazer a doação. Para ela, doar sangue é uma atitude de amor ao próximo. “O que motiva a estar hoje aqui é fazer algo por alguém que está precisando. É um ato simples e que não dói. Por isso, precisamos nos ajudar”, declarou.

Campanha em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue resultou em 71 bolsas coletadas

Durante a programação especial, já foram arrecadadas 71 bolsas de sangue. No próximo sábado (19), também está prevista a realização de uma live solidária, pela página do Facebook da Fhemeron, em parceria com os acadêmicos de uma faculdade particular. O propósito é estimular o público a participar desse ato de generosidade, que é doar sangue.

IMUNIZAÇÃO

De acordo com a doutora Ana Caroline, é importante que o doador fique atento aos intervalos das vacinas. No caso da Coronavac, com intervalo de 48 horas, a Pfizer e AstraZeneca com intervalo de sete dias para que possam vir fazer a doação. A mesma orientação serve para quem tomou a vacina da gripe, com intervalo de 48 horas.

“Com esta ação, pretendemos aumentar a conscientização sobre a necessidade urgente da disponibilidade de bolsas de sangue em todos os hemocentros. E é com esse intuito que lançamos o convite a todos para doar”, destacou a gerente de captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira.

A Fhemeron está localizada na Av. Gov. Jorge Teixeira, 3766 – Industrial.

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Destaques

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, com Rondônia registrando 1.460 casos da doença e 50 mortes, o governo de Marcos Rocha, através da...