EducaçãoRondônia

Em Itapuã do Oeste é lançado o projeto “Todos Unidos no Pacto Pela Aprendizagem” – CONFIRA FOTOS E VÍDEOS

Foi lançado no sábado (10), às 8h30, o “Todo Unidos no Pacto Pela Aprendizagem”, no município de Itapuã do Oeste, localizado a 110 quilômetros de Porto Velho. O evento que foi definido como o Dia “D” da Educação ocorreu na Praça Municipal Ayrton Senna e reuniu autoridades da cidade, como vereadores e o prefeito Moisés Garcia Conselheiro (MDB), contou com uma forte e representativa comitiva de políticos e empresários, além do Exército Brasileiro, que foram prestigiar o lançamento do mais importante e arrojado projeto voltado a educação para crianças desde o ensino básico.

O senador Confúcio Moura (MDB), que está a frente do projeto que irá beneficiar todos os municipios do Estado de Rondônia, esteve presente e destacou as diretrizes desse pacto, e firmou um compromisso público em que todos os envolvidos – prefeitos, vereadores, iniciativas privada e pública – devem primar pela pela educação de qualidade.

O projeto tem como base e modelo a ser seguido a transformação  em Itapuã do Oeste, com ações sociais voltadas à população. No sábado foi realizado uma série de atividades para a população com serviços essenciais, integrados e gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.

Além disso o projeto visa a transformação da educação básica de Itapuã do Oeste e contou com uma lista de parceiros, como: a Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia)  Sesi  (Serviço Social da Indústria), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas),  Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Faculdade São Lucas, Escola do legislativo / Assembleia Legislativa, 17ª Brigada do Exército Brasileiro, Unir (Universidade Federal de Rondônia), Brasil Distribuidora e Associação Zequinha Araújo.

CERIMÔNIA

A cerimônia de abertura, que foi bastante prestigiada pela população e estudantes, contou com um protocolo de apresentação de autoridades municipais, entre prefeitos de diversos municípios, vereadores – da Capital, Joelna Holder, Zequinha Araújo e Marcelo Reis -, o senador Confúcio Moura, o general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira, que foi bastante citado e homenageado pela ações realizadas no município, além dos deputados estaduais, como Johnny Paixão e Ezequiel Neiva.

Dentro da programação, foi cantando o hino nacional do Brasil, em seguida alguns discursos foram feitos exaltando a iniciativa do projeto de educação voltado para os jovens e o envolvimento de setores privados e públicos na efetivação de uma qualidade.

Discurso do senador Confúcio Moura sobre o projeto, parceiros e ações

Estudantes e professoras foram homenageadas durante a cerimônia e um grupo de senhoras da terceira idade fizeram uma apresentação de dança do carimbó, todas inseridas num programa de valorização ao idoso da Fundação Zequinha Araújo.

Logo depois da cerimônia Confúcio Moura, o prefeito de Itapuã, Moises Cavalheiro, e demais autoridades participaram da inauguração da Escola Municipal Infantil Pequeno Príncipe, onde estavam ocorrendo serviços de atendimento de saúde para a população com acadêmicos da Faculdade São Lucas. Nessa ocasião o senador Confúcio cumprimentou a todos os futuros médicos, visitando salas e conferindo o atendimento prestado.

PROGRAMAÇÃO E DIVERSÃO

Mais tarde mais duas instituições de ensino foram visitadas, as escolas municipais Sossego da Mamãe e Dr. Custódio, e que contou com a ajuda do Exército Brasileiro para as suas reformas. Resultado de uma parceria com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, proposta pelo projeto Todos Unidos no Pacto pela Aprendizagem.

General de Brigada, José Ricardo Leal, da 17ª BIS, agradeceu e enalteceu o projeto

Graças ao apoio do Exército na recuperação dessas escolas os alunos já podem  iniciar as atividades escolares do segundo semestre em um espaço revitalizado e organizado.

Durante todo o dia, a programação na praça Ayrton Senna contou com barracas de vendas de comida, além de recreação diversas – ping pong, jogo de damas – e caminhões do Senac, Fiero e Sesi com amostras de serviços de educação e aprendizagem industrial e comercial.

As crianças se divertiram com demonstrações de robôs e o uso de drone para captar imagens no local.

Crianças se divertiram e aprenderam um pouco sobre robótica

A Energisa esteve com uma Van e stand realizando demonstrações de economia de energia elétrica e serviços que são prestados à população.

O prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Cavalheiro, e o Senador Confúcio Moura
Confúcio Moura ao lado do General de Brigada José Ricardo Leal
Alunos do município são homenageados durante a cerimônia de lançamento
O Senador Confúcio Moura puxa o início das assinaturas do Termo de Compromisso das autoridades presentes com o projeto “Todos Unidos no Pacto Pela Aprendizagem”.
Atividades na praça Ayrton Senna, no centro de Itapuã do Oeste
A robótica presente no evento, encantando as crianças
Divulgação de serviços
Espaço para visitação fora…
… e dentro dos caminhões contâiners do SESI
Comentários

Fonte
O Rondoniense
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios