Destaques Interior

Em reunião, governador garante atender os prefeitos para readequação dos municípios nas fases de isolamento social

Em uma reunião realizada com os prefeitos, governador e a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), na noite desta quinta – feira (9), o chefe do executivo estadual garantiu adequação nos critérios de classificação nas fases de isolamento social determinado por Decreto Estadual.

As mudanças preservam o objetivo inicial da estratégia, que é evitar o colapso do sistema de saúde, sem impor restrições desnecessárias à atividade comercial.

Gislaine Lebrinha, presidente da Arom, alguns municípios não precisavam implementar medidas de isolamento tão restritivas.

“Não podemos analisar com os mesmos critérios, um município como Porto Velho, com mais de 500 mil habitantes, e municípios do interior com 3 mil habitantes. Para um município que não tem nenhum caso grave da covid-19 é desproporcional e prejudica ainda mais a economia. Nenhum prefeito ou cidadão quer isso, e a gente agradece ao Governador por compartilhar desse mesmo pensamento e por colocar a sua equipe a nossa disposição para buscarmos uma solução” disse a Lebrinha.

Lebinha ainda destacou que a Arom tem buscado diálogo contínuo com o governador Marcos Rocha.

Na reunião, todas as regiões foram representadas por intervenções de prefeitos. O Conesul por Eduardo Japonês, a Zona da Mata por Ismar Araújo e Lauro Lopes, a Região Central por Claudio Santos, o Vale do Jamari por Leomar Patricio e Prefeito Thiago Flores, além de Claudionor Leme, que foram unanimes no agradecimento ás novas medidas, bem como explicitando suas atuações na atenção básica e alguns até com investimento na alta complexidade.

Municípios na fase 1

Desde 29 de junho com a edição da portaria nº 11, 22 municípios e a capital de Rondônia foram enquadrados na fase 1, do decreto estadual.

A reunião com a Arom e equipe do Governo teve a finalidade de construir critérios que avaliem não apenas a saturação de UTI por macrorregião, mas o comportamento do vírus e as condições locais de cada município.