Connect with us

Hi, what are you looking for?

Justiça

Em tentativa de homicídio Juizado de violência doméstica pode executar ação indenizatória

Caso o fundamento da pretensão de natureza cível seja a prática de violência contra a mulher, a competência para o julgamento da demanda é da Vara Especializada de Violência Doméstica.

Foi com base nesse entendimento que a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que os juizados de violência doméstica têm competência para processar, julgar e executar ações indenizatória envolvendo agressão à mulher. O relator do caso foi o ministro Marco Buzzi. A determinação é do último dia 17.

No recurso especial apresentado pelo defensor público Júlio Camargo de Azevedo foi pontuado que, de acordo com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) , o juizado é competente para realizar esse tipo de processo.

“Neste prisma, pode-se até admitir como discutível a competência diante de um divórcio ou de uma partilha de bem imóvel sem qualquer correlação com a violência suportada”, pontua Camargo.

No entanto, prossegue, “negar o processamento de uma ação indenizatória decorrente de tentativa de homicídio praticado nas circunstâncias combatidas pela Lei Maria da Penha não só contraria os termos da lei protetiva, como favorece a revitimização da mulher diante dos sucessivos contatos com diferente órgãos do Poder Judiciário”.

Ao acolher os argumentos da Defensoria, o STJ determinou que o Juizado de Violência Doméstica da Comarca de São José dos Campos processe e julgue a ação indenizatória ajuizada pela vítima.

REsp 1.837.326

O Rondoniense/Conjur

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

Falta de matéria-prima importada ameaça fabricação de imunizantes contra a covid no país. IFA que chegaria esta semana para o Butantan só desembarca na...