Em visita técnica ao Samd, secretário ouve servidores e faz entrega de novo equipamento | O Rondoniense %
Rondônia Saúde

Em visita técnica ao Samd, secretário ouve servidores e faz entrega de novo equipamento

Above

Um aparelho de raio-X foi entregue para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), na última terça-feira (28), na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), em Porto Velho.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo recebeu o equipamento, que foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado Edson Martins, no valor de R$ 94 mil. “Este aparelho vai proporcionar a realização de radiografias nos nossos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que melhora muito a assistência oferecida e facilita o trabalho dos nossos servidores”, destacou Fernando Máximo.

O aparelho de raio portátil será usado na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), que é uma extensão do Pronto Socorro João Paulo II, com 35 leitos de UTI. “Nosso aparelho já estava bem sucateado, realmente tinha a necessidade da troca e nós fomos agraciados e contemplados com esse Raio-X, que é de extrema importância: ele complementa os exames laboratoriais para fechar diagnósticos e dar continuidade ao processo terapêutico dos pacientes. O exame de imagem identifica uma possível pneumonia e também a localização de sondas de acessos centrais, que ocorre diariamente na UTI”, explicou Damile Cristina Neves da Silva, coordenadora geral da AMI.

VISITA 

O secretário de saúde, também visitou o Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd) e reuniu-se com os servidores, ouviu necessidades e sugestões e atendeu demandas da Unidade de Saúde, que desempenha um papel fundamental no cuidado dos pacientes internados em casa. “Este serviço é fundamental para desospitalizar pacientes que podem ser tratados por equipe multiprofissional em casa, evitando os transtornos de estarem dentro de um hospital e longe da família e até os riscos de uma infecção hospitalar”, disse Fernando Máximo.

A coordenadora do Samd, Mariana Aguiar, destacou a visita do secretário. “Foi de grande importância para os servidores que compõem a equipe. Nós trabalhamos assiduamente e todos ansiavam por essa visita. A fala dele muito nos alegrou, externou situações positivas e realistas do cenário atual, e principalmente se colocando à disposição para resolver nossos problemas. O secretário se mostrou sensível a nossa causa e com todo esse apoio da Sesau, certamente nós iremos fortalecer ainda mais a assistência domiciliar”, afirmou a coordenadora.


Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom – Governo de Rondônia

Below