Capital Destaques Rondônia Saúde

EMBAIXADORA DA PREVENÇÃO – Hospital de Amor lança campanha com as digitais influencers

No dia 05 de fevereiro, dia nacional da mamografia, o Hospital de Amor da Amazônia lançou uma campanha com várias digitais influencers da cidade de Porto Velho com a finalidade de realizar ações de divulgação sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.

Handressa Furtado, responsável pelo Programa de Prevenção diz que a ideia é fazer com que os exames preventivos da mulher não devem ficar somente no mês de outubro, mês este que é conhecido como Outubro Rosa, devido a massificação da campanha de prevenção à mama e colo do útero. “Não podemos nos limitar ao Outubro Rosa. Devemos chamar a atenção para o tema durante os 364 dias” enfatizou a enfermeira da unidade responsável pela prevenção,completa.

Prevenção é o ano todo!

Tema da Campanha do Hospital de Amor, tem como finalidade de despertar nas mulheres o interesse em fazer exames preventivos de câncer de mama e colo do útero.

Para atingir o máximo de mulheres, o Hospital convidou diversas influenciadores para ampliar a divulgação da necessidade da prevenção.

Handressa ressalta que as redes sociais hoje é um grande meio para diversas informações e conhecendo a importância da amplitude da divulgação das influenciadoras digitais, a equipe de prevenção iniciou uma campanha na qual as convidadas deverão divulgar as atividades e ações do hospital com o propósito de levar o maior número de mulheres possível para realizarem os exames.  A influenciadora que conseguir encaminhar o maior número de pessoas será eleita a “Embaixadora da Prevenção”.

“Independente da influenciadora eleita, as convidadas já estão fazendo seu papel social e podem se considerar Embaixadoras da causa, ajudando a próxima com orientação que muitas vezes, apesar de todos os nossos esforços, não chega a uma determinada esfera social”, comenta Handressa.

Participam da campanha: Renata Vannier, Emili Sousa, Aline Ane, Fernanda Avelar, Tainara Albuquerque, Yasmin Charlton, Karla Cabral e Thaisi Dias.

O evento também contou com a presença de uma paciente que descobriu a doença em exames de rotina que foram realizados durante atendimento na carreta da unidade, e que hoje, venceu o câncer e do médico ginecologista Dr. Douglas Melo, que apresentou dados que despertam um alerta para prevenção.

Acompanhe o vídeo, realizado pela equipe de jornalismo da SICTV, que aderiu apoio à campanha:

 

Dados

Segundo informes da última pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) sobre a ocorrência desta doença, no mundo, o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência, junto com o de pulmão e o colorretal.

O médico ginecologista Dr. Douglas Melo, que participou do evento “Prevenção é o ano todo”, apontou números preocupantes de mulheres que não realizam exames. De acordo com o médico, mais de 4 milhões de mulheres deixaram, em 2019, de realizar os exames preventivos em todo o Brasil. “A prevenção é a maior arma no combate ao câncer de colo de útero. Mulheres de 25 a 64 anos devem realizar o exame papanicolau periodicamente.” alertou.“

No estado de Rondônia, somente no ano de 2019, foram diagnósticos 67 novos casos de câncer de mama, segundo a coordenadora de Prevenção do Hospital de Amor, Handressa Furtado.