Mundo Rondônia

Enchente do rio Madeira é o foco da palestra do prefeito Hildon Chaves em palestra no México

Above

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, foi um dos protagonistas do Smart City Expo Latam Congress, nesta quinta-feira (04/07), em Puebla, no México. Ele proferiu palestra a seguinte afirmação – ‘‘Territórios Resilientes: enfrentar incertezas com melhor preparação para os riscos’’.

Ele ressaltou que além das enchentes, fato que acontece todos os anos, especialmente de 2014, a maior da história, o Município tem dificuldades para dar assistência às famílias atingidas, uma vez que essas populações tradicionais se recusam a sair das áreas inundadas, por questões culturais.

Hildon chaves destacou o Plano de Contingência elaborado anualmente pela Defesa Civil Municipal para atender as famílias afetadas pela cheia. Enfatizou que a prefeitura trabalha de forma preventiva, mas que não se pode atribuir toda responsabilidade ao Município.“Um desastre natural deve ser tratado como uma questão de segurança nacional”, pontuou.

Conforme entende o prefeito:

“essa responsabilidade é que tem de ser discutida e amadurecida, de forma que se construa, que se priorize a prevenção, no sentido de tomar as providências, que normalmente demandam grandes investimentos, mas que na maioria das vezes não temos. Então, essa é uma discussão que tem que acontecer sobretudo na América Latina”

Enfatizou.
Below