ESPECIAL/30 DE JANEIRO - Dia da saudade é o legado dos momentos da vida - VÍDEOS | O Rondoniense %
Destaques Especiais Rondônia Videos

ESPECIAL/30 DE JANEIRO – Dia da saudade é o legado dos momentos da vida – VÍDEOS

Above

No Google a definição é simples:

“O Dia da Saudade é comemorado anualmente em 30 de janeiro no Brasil. Esta data serve para recordar a memória das pessoas que já partiram, os tempos bons que já passaram e as lembranças da infância.”

Na vida cada dia é uma saudade, um tempo de lembrar não só pessoas, mas o tempo, o contexto de um momento que muitas vezes marcam quando estamos sozinhos.

Uma música, um disco de vinil, um sorriso perdido dentro de um ônibus, os olhos violetas de quem um dia te piscou, cada detalhe passado é como uma marca digital da memória.

Por vezes confundimos a nostalgia com saudade, dependendo do momento e das pessoas.

Mas antes de qualquer definição complexa ou delirantes voltas na soberba busca pelo que é saudade, a palavra, linda, vale ressaltar é exclusiva da língua portuguesa e galega a ponto de conseguir uma raríssima tradução em outra língua, no idioma da Rainha Mãe não se encontra uma tradução que defina o que é saudade.

O dia como hoje, 30 de janeiro, passará batido essa data comemorativa, são poucos que sabem do seu registro no calendário brasileiro, mas pelo menos em algum ponto desse dia a saudade vai bater.

Alguém

Alguma coisa

Um passeio

Uma música

Um filme

Um olhar

Um toque

Um momento feliz

Um gesto

Talvez de você mesmo em um tempo em que nem pensaria que o que estava vivendo naquele exato momento um dia iria virar saudade. Basta motivar uma transformação, fazer o teu sorriso crescer ou permitir uma lágrima, ainda que melancólica, te deixar amadurecer.

A vida é uma saudade.

Um Feliz dia da Saudade.
(Marcos Souza)

 

***

Nesse dia eu pedi a dois amigos queridos uma reflexão sobre o que é saudade para eles. Vinicius Miguel, sociólogo, e a jornalista, cantora e influencer digital Anayr Celina. São depoimentos distintos e maravilhosos.


Anayr Celina

Vinicius Miguel

Below

Mais sobre o autor

Avatar

Comentando Notícia | Marcos Souza

Marcos Souza Gomes, paulista, nascido em Ipaussu (SP), foi criado quase que a vida inteira em Porto Velho (RO), é formado em Comunicação Social, Jornalismo, pela Faro – da primeira turma do Estado de Rondônia. Iniciou como revisor do Jornal Alto Madeira, em 1992, e depois passou a ser repórter do segmento cultural do matutino e em 1996 foi editor do Caderno Dois. Logo que se formou, em 2005, junto com mais três amigos de faculdade fundou o portal de notícias Rondoniaovivo, onde permaneceu até 2015. Especialista em cultura pop, crítico de cinema, atuante nas redes sociais, hoje trabalha como produtor de reportagem na SIC TV Record RO e é editor de matérias do site O Rondoniense.