Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

Estratégia com empresas garante ocupação de postos de trabalho em Porto Velho

O último balanço do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Porto Velho aponta tendência de recuo do desemprego na capital. Os números positivos são uma resposta às estratégias adotadas pela Prefeitura para garantir a ocupação de postos de trabalho.

O número de pedidos de seguro-desemprego recuou cerca de 6% quando comparado os meses de maio e abril desse ano. Uma tendência que, segundo Davi Castiel, diretor do Sine Municipal, se vê desde o início de 2021. “Os pedidos diminuíram em relação ao primeiro trimestre desse ano. Isso permite concluir que as pessoas estão permanecendo mais nos empregos. Caso contrário, teríamos o caminho inverso, com mais pessoas dando entrada no tipo de benefício”, explica.

O seguro-desemprego é um dos principais termômetros da economia local. O outro é a oferta e ocupação de postos de trabalho. Hoje, o Sine Municipal oferece vagas para diversos perfis e diferentes graus de qualificação.

No entanto, a direção do Sine aponta um fenômeno que retarda a ocupação de alguns postos no mercado. “Muitas vagas continuam abertas por falta de mão de obra qualificada. Enviamos os perfis dos candidatos, mas algumas empresas exigem qualificação específica ou experiências anteriores”, explica Castiel.

Davi Castiel, diretor geral do SINE MunicipalPara driblar o problema, o Sine Municipal está estreitando o diálogo com as empresas. A estratégia é convencê-las a contratar pessoas e capacitá-las para que permaneçam por mais tempo nos postos de trabalho.

“Sugerimos que as empresas contratem pessoas, mesmo sem experiência, e deem a elas a chance de uma capacitação. Dessa forma, o empregador molda o colaborador de acordo com a sua necessidade e diminuímos a rotatividade desse cargo”, explica o gerente do Sine.

A estratégia do Sine tende a beneficiar principalmente a população de 18 a 25 anos, que tende a não possuir longa experiência no mercado de trabalho.

O Sine Municipal de Porto Velho está localizado na rua Brasília, 2512, bairro São Cristóvão. O horário para atendimento é das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira.

A Prefeitura também dispõe de canais remotos para atendimento. Os contatos podem ser feitos através dos números (69) 3901-3181 (fixo) e (69) 98473-7437 (WhatsApp)

O usuário também pode consultar as ofertas de vagas diariamente pelo site do Sine.

Assessoria

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...