Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Foguete SpaceX segue para estação espacial com quatro astronautas

Um foguete Falcon 9, que transporta a cápsula Dragon com quatro astronautas a bordo, foi lançado com êxito nesse domingo (15) rumo à Estação Espacial Internacional (EEI).

O lançamento ocorreu às 20h27 (00h27 em Lisboa) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste).

Menos de três minutos depois, a 90 quilômetros de altitude e quando o foguete atingia 7 mil quilômetros por hora, o primeiro nível separou-se, para regressar à Terra e ser reutilizado.

O segundo nível, com a cápsula, prosseguiu viagem, numa trajetória correta, anunciou a SpaceX.

Chamada Resilience, a cápsula deverá chegar às 4h de terça-feira à EEI, na primeira missão tripulada operada pela companhia privada SpaceX, do empresário Elon Musk, e da agência aeroespacial norte-americana (Nasa) a partir de solo norte-americacana.

Três astronautas norte-americanos, Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e um japonês, Soichi Noguchi, vão demorar um pouco mais de 27 horas para chegar à estação, onde se encontram dois russos e uma norte-americana. Os quatro astronautas deverão ficar seis meses na EEI.

Este primeiro “voo operacional” segue-se à missão de demonstração, realizada entre maio e agosto, durante a qual dois astronautas norte-americanos foram transportados para a EEI e de volta à Terra sem problemas pela SpaceX.

A cápsula Dragon, da Space, é o segundo aparelho atualmente capaz de viajar para a EEI, com a Soyuz russa, que desde 2011 tem transportado todos os residentes da estação, depois do fim do programa do vaivém espacial norte-americano.

Por Agência Brasil

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...