FUSCA - Um amor nacional | O Rondoniense %
Brasil Capital Destaques Especiais

FUSCA – Um amor nacional

Foto: Isaque Nascimento
Above

Ele foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela Volkswagen, que logo depois, se tornou também o mais vendido no mundo;

Ele possui diversos nomes como Käfer (Alemanha) Carocha (Portugal), Fusque Funascar Besouro Beetle (Estados Unidos), e no Brasil, o seu nome é Fusca, sendo um dos carros mais queridos dos brasileiros.

Hoje, dia 20 de janeiro, é o dia nacional do Fusca!

Porque dia 20 de janeiro

A história do Dia Nacional do Fusca começou em 20 de janeiro de 1959, quando se iniciava a produção do Volkswagen Fusca no Brasil. Sendo um sucesso de modelo, não só por aqui, mas ao redor do mundo também, a data se tornou significativa, e os fãs brasileiros do modelo resolveram adotar para comemorarem o Dia Nacional do Fusca.

A paixão

O Fusca se tornou um clássico no Brasil. Não só por ele ter tido produção aqui em 1959, mas também por ainda ter valor para muitas pessoas, por alguns terem passado de geração para geração, e também por serem únicos em sua durabilidade e história. Só quem teve ou tem um carro desse sabe o amor e orgulho que carregamos no peito.

Encontro em Porto Velho

Em comemoração ao Dia Nacional do Fusca, cerca de cinco grupos de pessoas apaixonadas por fuscas e diversos carros clássicos se encontraram neste domingo (19) no pátio da Autovema.

O evento contou com aproximadamente 70 carros, a maioria Fusca, alguns modelos clássicos, que sempre participam para dar apoio aos eventos.

O encontro contou este ano com um dos carros mais antigos da cidade; um modelo de 1959, data esta que iniciou a fabricação do fusca no Brasil.

Segundo Rafael Soeiro, presidente do grupo FusqueiROs, a cada anos os grupos se unem para aumentar a cultura de carros antigos na cidade, a cada evento, diversos carros de modelos antigos são trazidos de fora para nossa cidade, e não param de aparecer. “Nossa ideia é deixar como exposição carros considerados clássicos como o fusca, e com isso, incentivando pessoas que possuem carros considerados clássicos a participarem dos grupos que possuem na cidade. A paixão por carros é compartilhada, e para ser membro ela só precisa comparecer como visitante, apresentando um modelo antigo e ajudando o próximo com 1kg de alimento não perecível”, comenta Rafael.

O próximo encontro dos apaixonados pelo Fusca acontecerá na data que marca o Dina Mundial do Fusca, no dia 22 de junho. Datas e horários ainda serão definidos.

Porém, se você perdeu o evento em alusão  ao dia Nacional do Fusca e quer saber como foi, é só acompanha o vídeo abaixo:

Below