Maior parte dos estados do sul e do sudeste terá partidas com portões fechados, enquanto no Nordeste e no Norte partidas acontecerão, em geral, com público.
A pandemia do coronavírus causará os primeiros efeitos no futebol brasileiro neste final de semana. Para evitar a ampliação da crise do Covid-19, vários estados decidiram fazer jogos com portões fechados – sobretudo os do Sul e do Sudeste. Nas regiões Norte e Nordeste, por outro lado, a maioria das partidas terá presença de público.
Confira, abaixo, a situação de cada estado do Brasil:
Acre – A Federação local ainda não se pronunciou a respeito da situação. Até segunda ordem, portanto, os jogos do final de semana terão presença de público normalmente.
Alagoas – A Federação Alagoana de Futebol informou, nesta sexta, que mantém contato direto com a Secretaria de Estado da Saúde do estado (Sesau) e que não há ainda motivo para fechar os portões dos estádios de Alagoas. Haverá duas partidas no estado no final de semana, ambas com presença de público.
Amapá – Sem nenhum caso confirmado de coronavírus, o estado terá jogos com presença de público. A federação local informa que está monitorando a situação e não descarta, no futuro, fazer partidas com portões fechados.
Ceará – No Ceará, os jogos terão presença de público. Segundo o governo do estado e a Federação Cearense de Futebol, serão realizados procedimentos educativos antes das partidas – como a transmissão de vídeos do Ministério da Saúde sobre as melhores formas de prevenir a doença.
Distrito Federal – Um decreto do governador do DF, Ibaneis Rocha, suspende eventos que causam aglomeração de pessoas para frear a propagação do vírus. Os jogos do Campeonato Brasiliense, portanto, serão de portões fechados. Mas há uma curiosa exceção: o confronto entre Formosa e Brasiliense, domingo, às 16h, terá público. É que o estádio Diogão fica em uma cidade de Goiás, não sendo afetado portanto pelo decreto do governador.
Espírito Santo – Até segunda ordem, jogos deste final de semana terão presença de público, como confirmou o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, à reportagem do Globoesporte.com. Ele afirmou que não recebeu nenhuma orientação dos órgãos de saúde – seja em nível estadual ou federal.
Goiás – Com três casos de coronavírus confirmados, o estado de Goiás decidiu que os jogos deste final de semana serão realizados sem presença de público. A medida foi anunciada na última quinta-feira pelo secretário estadual de Saúde , Ismael Alexandrino, após reunião com a Federação Goiana de Futebol (FGF).
Maranhão – A federação local até agora não se pronunciou de modo oficial sobre a situação. Por isso, salvo decisão posterior, os jogos do final de semana terão público.
Mato Grosso – Sem nenhum caso confirmado do Covid-19, o estado do Centro-Oeste decidiu manter a rodada do final de semana normalmente: os jogos terão presença de público.
Mato Grosso do Sul – Até segunda ordem, jogos acontecerão com presença de público.
Minas Gerais – A Federação Mineira de Futebol acatou recomendação do Ministério da Saúde e determinou que os seis jogos deste final de semana, válidos pela nona rodada do Campeonato Mineiro, serão realizados de portões fechados. O mesmo vale para os duelos do “Módulo II” do Mineiro.
- Jogos do Mineiro sem público nos próximos dias:
- Sábado – 14/3
16h – Tombense x Caldense
19h – Villa Nova x Atlético-MG - Domingo/3
10h – Boa x Uberlândia
16h – Cruzeiro x Coimbra
16h – Patrocinense x América
16h – URT x Tupynambás
Pará – A federação paraense diz estar monitorando a situação com prudência. Até o momento da publicação desta reportagem, a determinação é que os jogos aconteçam normalmente – com torcida. Os principais clubes do estado também estão atentos: o Paysandu deu orientações para ajudar seus atletas a prevenir a doença, enquanto o Remo distribuirá 13 dispensers de álcool em gel no estádio Baenão.
Paraíba – Os jogos deste final de semana terão presença de torcedores.
Paraná – Por conta do coronavírus, a federação do Paraná decidiu que todos os seis jogos da 11ª rodada do campeonato estadual serão de portões fechados – o que inclui um clássico Atletiba, no Couto Pereira.
Piauí – A Federação de Futebol do Piauí (FFP) manteve a programação de jogos do Campeonato Piauiense para o fim de semana. As três partidas da 10ª rodada do estadual, com duelos na capital Teresina e na cidade de Piripiri, terão portões abertos e venda de ingressos às torcidas.
Rio de Janeiro – Como forma de prevenção do contágio do novo coronavírus, os jogos do Campeonato Carioca serão disputados com portões fechados. A medida foi anunciada nesta sexta-feira pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e se estende para todos os torneios realizados por ela, como o Carioca Sub-20, programado para começar neste sábado.
- Jogos do Carioca sem público nos próximos dias:
- Sábado – 14/3
16h – Resende x Macaé – Estádio do Trabalhador
18h – Flamengo x Portuguesa – Maracanã
19h – Boavista x Cabofriense – Elcyr Resende - Domingo – 15/3
16h – Botafogo x Bangu – Nilton Santos
18h – Vasco x Fluminense – Maracanã - Segunda-feira – 16/3
16h – Madureira x Volta Redonda – Conselheiro Galvão
Rio Grande do Sul – O Campeonato Gaúcho terá portões fechados em todos os jogos das duas próximas rodadas. Quatro casos do novo coronavírus foram confirmados no estado. A medida também se aplica aos duelos da Divisão de Acesso, a Série B da competição.
- Jogos do Gaúcho sem público nos próximos dias:
- Sábado – 14/3
18h30 – Aimoré x Juventude - Domingo – 15/3
11h – Grêmio x São Luiz
16h – Brasil-Pel x Ypiranga
16h – Esportivo x Pelotas
17h – Caxias x Novo Hamburgo
19h – São José x Internacional
Rondônia – A FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) decidiu manter os jogos com público nesta rodada. Só um jogo não terá presença de público – mas a razão é alheia à pandemia do covid-19: Porto Velho e Guajará se enfrentarão no Aluizão, estádio que não tem os laudos necessários para receber torcida.
Roraima – Os jogos do final de semana acontecerão de modo normal: com público nos estádios.
Santa Catarina – A princípio, as partidas do final de semana poderão contar com torcida. Mas a Federação Catarinense de Futebol aguarda posicionamento do governo do estado, que pode mudar a situação e fazer com que os jogos sejam realizados sem público.
São Paulo – Três jogos do Campeonato Paulista serão com portões fechados. Dois deles acontecem na capital paulista: o clássico São Paulo x Santos, no Morumbi, às 19h de sábado, e Corinthians x Ituano, às 16h do domingo, em Itaquera.
Além deles, o dérbi Guarani x Ponte Preta, às 20h da segunda-feira, no Brinco de Ouro, também será realizado de portões fechados.
- Jogos do Paulista nos próximos dias
- Sábado – 14/3
16h30 – Ferroviária x Novorizontino
16h30 – Inter de Limeira x Palmeiras
19h – São Paulo x Santos (portões fechados) - Domingo – 15/3
11h – Mirassol x Santo André
16h – Corinthians x Ituano (portões fechados) - Segunda-feira – 16/3
20h – Guarani x Ponte Preta (portões fechados)
Sergipe – Os jogos da rodada acontecerão com presença de público.
Tocantins – As partidas do final de semana acontecerão de modo normal: com presença das torcida nas semifinais do estadual.
Por – GloboEsporte