Mundo

Gay assumido, saiba quem é Pete Buttigieg que lidera prévias Democratas

A inesperada vitória parcial de Pete Buttigieg no caucus do Partido Democrata no estado de Iowa, primeiro a passar pelo processo de prévias, chamou a atenção. Ligado à ala mais moderada do partido, Buttigieg é casado desde 2018 com Chasten Buttigieg e virou a sensação da disputa quando se lançou em abril de 2019 por ser o mais jovem candidato, mas logo pareceu perder fôlego.

Com 62% dos votos apurados em Iowa, o ex-prefeito de South Bend – uma cidade de 100 mil habitantes localizada no estado de Indiana – apareceu liderando no número de delegados nesta terça-feira (4). Enquanto o veterano senador Bernie Sanders, da ala radical do partido, vence no número de votos totais, é Buttigieg quem elege mais representantes: 26.9% dos delegados são do candidato mais jovem contra 25,1% do socialista.

“Os resultados desta noite não apenas representam uma vitória surpreendente para o nosso movimento, mas também validam a mensagem de pertencimento que nos trouxe aqui. Se você acredita que uma visão nova e melhor pode trazer um dia melhor, junte-se a nós”, disse o pré-candidato em suas redes sociais logo após os resultados preliminares serem divulgados.

Chamado pelos críticos de “candidato de laboratório” por tentar parecer um “outsider”, Buttigieg é formado em Harvard e chegou a integrar os serviços de inteligência dos EUA no Afeganistão. Depois da passagem pelo exército, voltou a South Bend e virou prefeito da cidade.

Apontado como uma “linha auxiliar” de Joe Biden, o pré-candidato parece ter levado consigo o favoritismo que o ex-vice-presidente dos EUA parecia ter em Iowa. Biden amarga a quarta colocação – atrás da senadora Elizabeth Warren – no resultado parcial, com apenas 15,6% dos delegados.

Caso vença as primárias e a disputa com Donald Trump, será o presidente mais jovem da história dos Estados Unidos e o primeiro abertamente gay.

Fonte: Revista Fórum