Na noite de sábado (23), em um pronunciamento no Facebook, o Governador Marcos Rocha, declarou que vai transferir para outros estados os pacientes com Covid-19 que estão na fila de espera por um leito de UTI. De acordo com o secretário de estado da saúde, Fernando Máximo, naquele momento, haviam 40 pacientes na fila de internação. Rocha disse que tomou a decisão de pedir ajuda após o colapso na saúde estadual, que está sem leitos clínicos e para UTI.
O governador afirmou que conversou com as autoridades federais, entre eles o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello que atendeu o pedido para transferência de pacientes para hospitais federais, e em acordo com o comandante militar da Amazônia, Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, foi garantido as aeronaves para o transporte dos doentes. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deve se encarregar dos trâmites necessários para o início do processo de transferência.
Marcos Rocha declarou que há poucos leitos de UTI disponíveis, e o estado não dispõe de médicos para que eles possam ser utilizados. Por isso, o governador diz que já pediu que o Ministério da Saúde envie profissionais ao estado.
O governador afirmou que certamente a nova cepa do Coronavírus encontrada no Amazonas, chegou a Rondônia, o que aumentou a transmissibilidade da doença. Ele pediu apoio dos rondonienses para que fiquem em casa.
