Connect with us

Hi, what are you looking for?

Economia

Governo ainda não divulgou calendário de pagamento da 2ª parcela do auxílio

Divulgação

Os trabalhadores que têm direito ao auxílio emergencial de R$ 600 ainda não sabem quando vão receber a segunda parcela do benefício.

Inicialmente, o governo havia dito que o pagamento da segunda parcela começaria em 27 de abril. Depois, prometeu antecipar o pagamento, mas voltou atrás sobre a antecipação. Até agora, porém, o pagamento ainda não aconteceu, e o novo calendário ainda não foi divulgado.

A Caixa informou que “está preparada para efetuar o crédito da segunda parcela do auxílio emergencial do Governo Federal e aguarda a definição de um novo calendário por parte do Ministério da Cidadania”. O Ministério da Cidadania não respondeu ao questionamento do UOL.

Mudanças de datas

O auxílio emergencial foi anunciado pelo governo em 7 de abril. Na data, o governo informou que o pagamento da segunda parcela aconteceria entre os dias 27 e 30 de abril, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Aniversariantes de janeiro, fevereiro e março seriam os primeiros a receber.

Em 20 de abril, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, chegou a afirmar em entrevista a jornalistas que o pagamento da segunda parcela do auxílio seria antecipado do dia 27 para 23 de abril.

Dias depois, o presidente Jair Bolsonaro disse que o anúncio da antecipação foi sem seu consentimento, e que primeiro deveria ser paga a primeira parcela para todos.

O Ministério da Cidadania também chegou a informar que o governo não conseguiria fazer a antecipação por “fatores legais e orçamentários”. Na ocasião, a pasta disse que terminaria de pagar a primeira parcela do auxílio e anunciaria o calendário de pagamento da segunda parcela após o Ministério da Economia liberar valores extras no Orçamento. Os valores foram liberados por meio de medida provisória, mas o calendário não saiu.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, chegou a dizer que o governo iria definir o calendário na última semana de abril, porém, as datas não foram divulgadas. Na última quinta-feira (7), o ministro disse que o anúncio do cronograma seria na sexta-feira (8), o que também não ocorreu. Lorenzoni prometeu o pagamento para esta semana.

UOL

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Mundo

Atualmente, é comum que navegadores de internet como o Google Chrome ou o Safari já venham de fábrica instalados diretamente nos sistemas operacionais. Porém,...