Destaques Rondônia

Governo anuncia parceria para capacitar de profissionais da saúde no combate ao coronavírus

O secretário de Estado da Saúde Fernando Máximo, na coletiva de imprensa na manha desta quinta – feira (21), o anúncio da parceria do Governo do Estado com o Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo para a realização de capacitação dos profissionais de saúde.

Fernando informou que o Governo conseguiu uma consultoria e um treinamento para os servidores que vão atender pacientes com Covid-19. De acordo com o secretário, o treinamento será para profissionais do Cemetron e da Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), e será estendido para o município de Porto Velho, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Máximo disse que este é um projeto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) através do projeto Pases de apoio às secretarias estaduais de saúde e aos hospitais de excelência do Brasil.

Qualificação

Os profissionais de saúde participarão de uma capacitação multiprofissional de saúde no manejo de ventilação mecânica do paciente com a Covid-19. O curso tem duração de 30 dias.

Responsável pelo treinamento, a enfermeira instrutora do Hcor, Tatiana Yonekura. Segundo a enfermeira, a capacitação dos profissionais começa nesta quinta-feira. “Esse trabalho visa capacitar esses servidores para realizar uma assistência respiratória com segurança e qualidade desde a entrada do paciente na unidade hospitalar”, explicou.

A instrutora disse ainda que dois fisioterapeutas serão contratados e treinados para que possam multiplicar o conhecimento no local de trabalho. “Nós esperamos que no final dessa capacitação, haja uma melhora no cuidado dos pacientes”, disse Tatiana Yonekura.

A enfermeira diretora do Centro de Educação Técnico Profissional da Área de Saúde (Cetas), Luciene Carvalho, afirmou que a instituição se ocupa totalmente na educação permanente dos servidores. “Nós temos feito várias ações dentro dos hospitais, desde o primeiro caso de Covid-19 no Estado. Montamos um plano de educação permanente e está em plena implementação. Nossos núcleos trabalham capacitando os profissionais e orientando como combater o vírus e como se proteger no local de trabalho”, enfatizou.

HCor

O Hospital do Coração de São Paulo – Hcor, foi fundado em 1918 pela Associação do Sanatório Sírio para auxiliar órfãos da 1ª Guerra Mundial. Atualmente é um hospital de referência no tratamento em cardiologia, como também em pesquisas e prevenções nas diversas especialidades atendidas, como: neurologia, oncologia, pneumologia e ortopedia

Confira a coletiva de imprensa: