Connect with us

Hi, what are you looking for?

Destaques

Governo apresenta plano de vacinação contra Covid-19 em Rondônia

Em uma coletiva na manhã desta quinta – feira (24), o Governo do Estado apresentou o plano de ação para a vacinação em Rondônia.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, detalhou o planejamento do governo, que segundo ele, será realizado assim que houver liberação do Ministério da Saúde, e que ainda não data prevista. O secretário disse que após os trâmites para aprovação das vacinas, elas serão adquiridas e estocadas inicialmente em Brasília, na Rede Nacional de Frio, “e depois, serão encaminhadas aos estados”.

No estado de Rondônia a sede da rede é em Porto Velho, e posteriormente, as vacinas serão distribuídas para outras cinco regionais de saúde: Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Cada um desses municípios será polo de distribuição. “Elas seguirão bem estocadas, bem transportadas, em caminhões com câmaras frias, na temperatura ideal que preconiza para cada vacina e aí serão transportadas para essas regionais, e das regionais, outros caminhões refrigerados transportarão para cada um dos 52 municípios e as prefeituras receberão através das secretarias municipais de saúde e executarão a vacina para cada um dos rondonienses”, afirmou.

Fernando Máximo ainda informou que o estado possui cerca de 700 mil seringas em estoque, e que o executivo já solicitou 1 milhão de unidades e está aguardando que o Ministério da Saúde também envie seringas. “Quem aplica vacina é o município. Lembrando que nós temos aproximadamente 1.800.000 habitantes. Serão duas doses da vacina, ou seja, serão necessárias 3.600.000 seringas, pelo menos. A gente tem que ter aí uns 10% a mais, que pode por acaso ter perdas. É importante que quando as vacinas chegarem, a gente não perca tempo”.

As cinco Regionais de Saúde

Cada Regional de Saúde será responsável por estocar as vacinas, e são elas:

Porto Velho, Candeias, Itapuã, Guajra-Mirim e Nova Mamoré.

Rolim de Moura, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Novo Horizonte, Nova Brasilândia do Oeste, Santa Luzia do Oeste, Seringueiras, Parecis, São Miguel do Guaporé.

Ariquemes, Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis.

Cacoal, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste e Espigão do Oeste.

Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Theobroma, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Nova união, Alvorada do Oeste, São Francisco Teixerópolis do Guaporé e Costa Marques.

Vilhena, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Pimenteira do Oeste e Corumbiara.

Etapas

Máximo ainda disse que a previsão do Ministério da Saúde é sejam adquiridas na primeira fase cerca de 14 a 15 milhões de doses de vacina. “Nessa fase serão vacinados quem tiver mais de 75 anos, os profissionais de saúde, as pessoas que tem abaixo de 75 anos e acima de 60, mas que estejam em asilos ou em unidades psiquiátricas.

Na projeção do Ministério da Saúde, na fase 2, serão distribuídos cerca de 22 milhões de doses. A vacina será distribuída para pessoas de 60 a 74 anos que não estão em asilos ou unidades psiquiátricas. Na fase fase 3 será para as pessoas mais jovens, mas que tenham doenças, que são cardiopatas, diabéticos, hipertensos, transplantados, com câncer, anemia falciforme e outras doenças graves. E a fase 4, quando nós começaremos a vacinar professores, funcionários de escolas, profissionais de segurança, forças armadas, forças acessórias, os presos, funcionários do sistema prisional, quilombolas, moradores de rua e portadores de deficiência.

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...