Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Governo de Rondônia alinha estratégias de enfrentamento e prevenção ao aumento de casos da Covid-19

Diante do aumento do número de casos do novo coronavírus em Rondônia, e principalmente na capital Porto Velho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniu com gestores e diretores de todas as unidades de saúde para traçarem estratégias de como enfrentar a Covid-19 no Estado.

Em outubro, a taxa de ocupação de leitos clínicos era de 49,4%, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) era de 35,02%. Na manhã desta segunda-feira (16), a situação causou surpresa, a taxa de ocupação de leitos clínicos subiu para 49, 07% e a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 55,09%.

Atualmente o Hospital de Campanha de Rondônia, que é referencia em internações de pacientes positivos, está com 66,7% dos leitos ocupados, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) com 50% e a AMI (Assistência Médica Intensiva) com 70,0%.

“A situação voltou a preocupar nossos profissionais de todas as unidades de saúde, o número de internações aumentou, assim como a busca por atendimentos a suspeitas de infecções pelo novo coronavírus”, disse o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo.

De acordo com a Sesau, todas as medidas serão adotadas novamente para combater um agravamento da Covid-19. Durante a reunião foram colocadas possíveis contratações de profissionais, definidas as unidades que continuarão com atendimentos só para Covid-19, otimização dos leitos, a possível reabertura do Hospital de Campanha Zona Leste (antigo CERO), entre outros assuntos.

“Graças a Deus nós estamos preparados caso isso ocorra, mas precisamos principalmente da ajuda da população, temos que manter a higienização das mãos, manter o distanciamento, evitar aglomerações, lavar com água e sabão, usar álcool em gel, e principalmente o uso de máscaras, essas pequenas atitudes salvaram muitas vidas, e devemos continuar, só assim iremos vencer esse vírus”, destacou Fernando Máximo.

Sesau

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...