Cultura Entretenimento

Governo de Rondônia promove curso para habilitar artistas aos projetos e recursos estaduais

Secom

O Governo de Rondônia realiza de 17 a 21 de agosto o curso on-line de capacitação em “Elaboração de Projeto Cultural”, que vai habilitar artesãos e artistas em geral, candidatos aos editais e recursos do Estado, sob a coordenação da Escola de Governo, atendendo a pedido da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página da Escola de Governo (http://eventos.ro.gov.br/eventos/), onde os interessados encontram todas as informações e requisitos para o curso, que será ministrado pelo professor Jaylson Monteiro, especialista em inovação em tecnologias educacionais. Conforme explicou Débora Cristina Neves da Silva, diretora da Escola de Governo, cada inscrito vai receber no e-mail o link diário de acesso às aulas.

O objetivo do curso, segundo a técnica Carmélia da Silva Cardoso, da Coordenação de Cultura da Sejucel, é abrir oportunidade, especialmente para os artistas locais, a conhecerem e dominarem o procedimento de elaboração de propostas aos editais do Governo, de modo que habilitados, possam fazer jus aos recursos oficiais destinados ao setor cultural, principalmente enquanto durar as restrições ao trabalho, impostas pela pandemia do novo coronavírus, que obrigou o fechamento das casas de espetáculos, academias, salões de arte e outros espaços de manifestação cultural que envolvam a participação das pessoas, pelo risco de disseminação da Covid-19.

Todo o suporte do projeto tem o amparo de recursos oficiais, em especial da Lei Aldir Blanc que autoriza ao Governo Federal o repasse de recursos aos estados para custear as iniciativas de apoio às pessoas (artistas) afetadas pela pandemia, que tiveram que paralisar suas atividades para cumprir os protocolos de proteção e combate à doença. Assim como o Estado, os municípios também vão receber os recursos desta lei para apoiar a cultura, os movimentos culturais e os artistas de sua região.

De acordo com diretora Débora Cristina, a capacitação é aberta à sociedade civil, para que, por meio dela todos tenham conhecimento técnico, habilidade e condições para concorrerem aos editais de chamamento público que serão abertos pelo Governo. As vagas são ilimitadas e a capacitação será realizada de 17 a 21 de agosto, das 14h às 18h, virtualmente.

Secom