Connect with us

Olá, tudo bem? O que você está pesquisando?

Rondônia

Governo de Rondônia recebe do Ministério da Saúde mais uma remessa de imunizantes contra a covid-19

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), recebeu do Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (28), na Central Estadual da Rede de Frio, em Porto Velho, mais uma remessa de imunizantes contra a covid-19, que serão destinadas às regionais de saúde de todo o Estado.

Neste lote foram recebidas 37.800 doses de vacinas, sendo 20.250 doses da AstraZêneca e 17.550 doses da Pfizer, para imunizar a população, prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). Esta remessa contempla a 1° dose do seguinte público alvo:

  • Pfizer: gestantes, puérperas, comorbidades e pessoas com deficiência permanente, sendo da faixa etária entre 50 e 54 anos;
  • AstraZêneca: comorbidades e pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte aéreo, trabalhadores portuários, forças de segurança, de salvamento e forças armadas.

O diretor da Agevisa, Gilvander Gregório, destacou o desempenho nas aplicações da 1ª dose dos imunizantes, porém, com relação a 2ª dose, relatou dificuldades. “Parte da população perdeu o interesse e não procurou os pontos de vacinação, se vacinando apenas com a primeira dose, com a impressão de estarem imunizadas, também não está havendo uma busca ativa para receber a imunização ou há uma política negativa sobre os tipos de vacinas oferecidas”, disse.

Ele ainda salientou que “o Governo está preocupado, pois o cidadão deve tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus para estar protegido contra essa doença, porém, muitos não estão se atentando para esse detalhe. É preciso completar o ciclo de vacinação”.

A 32ª remessa de vacina será distribuída às Regionais de Saúde, sendo 6.291 para a Regional de Ji-Paraná, 3.090 para a Regional de Cacoal, 2.580 para a Regional de Vilhena, 3.967 para a Regional de Ariquemes, 3.098 para a Regional de Rolim de Moura e 18.774 para a Regional de Porto Velho.

Com essa nova remessa, Rondônia contabiliza o montante de 1.181.588 doses de vacinas contra a covid-19, recebidas do Governo Federal, sendo:

  • Coronavac: 422.308;
  • AstraZeneca: 568.000;
  • Pfizer: 156.780;
  • Janssen: 34.000

PLANO DE ACELERAÇÃO DA VACINAÇÃO

Durante a entrega de vacinas na Rede de Frio, a Agevisa anunciou o Plano de Aceleração da Vacinação contra a covid-19 em Rondônia para secretários e técnicos municipais de saúde, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agevisa e o representante do Ministério da Saúde (MS).

O plano tem como principais premissas, a rapidez na distribuição das vacinas, realização de campanhas de divulgação de massa, monitoramento diário das coberturas vacinais, inspeções sanitárias em salas de vacinas, além de capacitações técnicas.

Para a coordenadora estadual da covid-19 da Agevisa, Flávia Serrano, o objetivo principal é melhorar os indicadores com relação a 2ª dose da vacina, pois todas as vacinas são importantes. “Estamos aos poucos retornando as nossas atividades laborais, sendo importante que a população em geral e os profissionais estejam vacinados, tendo uma imunidade coletiva. Por isso, é importante procurar o local de vacinação e completar as duas doses”.

SECOM

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Destaques

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os...