Connect with us

Olá, tudo bem? O que você está pesquisando?

Capital

Governo do Estado de Rondônia reabre o Cero para atender pacientes com coronavírus; Máximo diz que é a última opção

Foto: Daiane Mendoça

O secretário de Estado de Saúde, informou nesta quarta-feira (30). que o Hospital de Campanha montado no Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), na Zona Leste, será reaberto. O hospital foi inaugurado em agosto, com a finalidade exclusiva de atendimento a pacientes com Covid-19 e foi desativado em outubro quando os casos no estado de Rondônia estavam relativamente baixos.

O Cero possui em sua capacidade 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 23 leitos clínicos.

Segundo Fernando Máximo,o hospital foi reaberto principalmente por não haver mais vagas de leitos de UTI no Hospital Regional de Cacoal, no Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas de Jaru, Hospital Municipal de Ji-Paraná e o Cândido Rondon, também em Jipa.

Nesse momento essa é nossa última opção. Os leitos de UTI no complexo hospitalar de Cacoal que atendem toda a II macrorregião do estado estão completamente lotados. Algumas prefeituras montaram leitos de UTI, como Ji-Paraná, mas todos já estão lotados”, explicou o secretário.

Já em Porto Velho os hospitais privados que atendem pacientes com coronavírus, como o Prontocordis, Hospital Central e Samar estão com 100% da sua capacidade de atendimento.

“Isso significa que mesmo as pessoas que têm condição de pagar hospital particular ou plano de saúde nesse exato momento já estão com dificuldade de conseguir vagas de UTI”, diz Fernando Máximo.

Máximo ainda fala das dificuldades em contratar profissionais da área de saúde. De acordo com o secretário, vários editais estão abertos para contratação de profissionais que não atendem a demanda, além da situação agravada pelo percentual de trabalhadores da saúde infectados ou com suspeita da doença. Dados repassados nesta quarta-feira, informam que desde o início da pandemia quase 5 mil profissionais da linha de frente se contaminaram com o coronavírus e 25 perderam a vida.

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Destaques

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, com Rondônia registrando 1.460 casos da doença e 50 mortes, o governo de Marcos Rocha, através da...