Destaques

Governo do Estado retirou o pedido de perdão da dívida bilionária da Energisa

O Governo do Estado de Rondônia solicitou para Assembléia Legislativa (Ale), através da mensagem nº 157/20 a retirada do Projeto de Lei nº 446/19, que permitia o perdão de uma dívida de aproximadamente R$ 2 bilhões da Energisa com o estado.

O Governo do Estado encaminhou no dia 15 de setembro de 2019, a proposta com a finalidade de pôr fim nos conflitos judiciais entre Estado e a empresa Energisa (que herdou a dívida da antiga Ceron), que estava sob vista da Assembleia Legislativa.

Entretanto a possível negociação da dívida com a empresa, gerou polêmica entre os consumidores de energia elétrica do estado e revolta entre os deputados por se tratar de um perdão bilionário com uma empresa que é conhecida por não perdoar as contas de luz atrasadas, cortar sumariamente o fornecimento dos clientes, além das altas taxas e valores nas contas de energia para o consumidor.

A Energisa

Por sua vez, a empresa encaminhou uma nota informando a seguinte situação:

A Energisa informa que acompanha a tramitação do Projeto de Lei nº 460 na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) como dezenas de outras empresas que atuam no estado. Frisa, porém, que as dívidas herdadas da antiga Ceron seguem sendo objeto de contestação nas esferas administrativa e judicial.

A Energisa ressalta que desde que assumiu a concessão no estado, no fim de 2018, mantém em dia o pagamento de tributos ao estado.