Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Governo entrega equipamentos e reativa centro cirúrgico de hospital em Nova Mamoré

A Unidade Mista de Saúde Antônio Luiz de Macedo, localizada no município de Nova Mamoré, passa a atuar definitivamente com um centro cirúrgico, reativado pelo Governo de Rondônia na manhã de segunda-feira (21), sendo considerado setor indispensável para que sejam realizadas intervenções cirúrgicas com total segurança e qualidade à população.

A unidade hospitalar recebeu do Governo do Estado equipamentos, através de emendas federais no valor de R$ 2.209.615 (dois milhões, duzentos e nove mil e seiscentos e quinze reais).

Durante a reativação do centro cirúrgico, que estava desativado há mais de seis anos, o vice-governador destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o município, bem como deixou claro a emenda federal para a aquisição de aparelhos que estão possibilitando as ações desenvolvidas, com atuação e emenda da ex-deputada federal Marinha Raupp.

APOIO DO ESTADO

O centro cirúrgico foi apontado pelo secretário Municipal de Saúde de Nova Mamoré, Rafael Ripke, como um marco de grande importância. Para o secretário, é fundamental o aporte do Estado, deixando claro que o Governo de Rondônia sempre apoiou Nova Mamoré. “Hoje montamos o centro cirúrgico que irá alavancar a saúde na nossa cidade. Temos um bom vínculo com o secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo. É uma conquista, pois será de muita valia e a comunidade precisa”, disse o Rafael Ripke, acrescentando que a medida irá contribuir para atendimento às gestantes quanto ao parto, pois deixarão de ir para outras

Ao tecer comentário sobre o centro cirúrgico, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, que esteve acompanhando o vice-governador José Jodan, definiu o momento como divisor de águas para a saúde do município de Nova Mamoré.

Fernando Máximo lembrou que o Governo do Estado garantiu total apoio ao município para que pudesse oferecer melhores condições de atendimento à população no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Ele também fez questão de pontuar que a unidade hospitalar recebeu inúmeros equipamentos, onde foram necessários três caminhões para que tudo fosse transportado e entregue.

O secretário, dessa forma, enumerou alguns dos principais equipamentos adquiridos com recurso de emenda, tais como: 44 camas hospitalares tipo mecânica; autoclave hospitalar horizontal; analisador automático para hematologia; incubadora pulmonar manual pediátrico; reanimador pulmonar manual; incubadora de transporte neonatal; lavadora termodesinfectora; bomba de infusão; eletrocardiógrafo; desfibriladores convencionais; laringoscópio adulto; esfigmonanômetro infantil, estetoscópio infantil; microscópio laboratorial; monitores multiparâmetros; bem como outros tão importantes, totalizado 623 equipamentos que irão salvar vidas no Hospital Antônio Luiz de Macedo.

O prefeito de Nova Mamoré, Claudionor Leme da Rocha, disse que o município recebe neste momento uma grande conquista. “O Governo tem sido um grande parceiro. Desde os primeiros meses do nosso mandato colocamos o hospital para funcionar, sempre pensando na nossa população”, argumentou e antecipou que a ala cirúrgica será chamada de doutor Vicente de Paulo Batista Rodrigues, homenagem aprovada pela Câmara Municipal de Nova Mamoré.

DIGNIDADE E RESPEITO

Ao encerrar a rápida cerimônia que oficializou o início das atividades no centro cirúrgico da Unidade Mista, o vice-governador deixou claro que a palavra de ordem do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, é de atender a sociedade com dignidade e respeito. “É para isso que fomos eleitos, ou seja, para que as coisas sejam feitas com justiça. Esse recurso que chegou para o hospital é de emenda utilizada pelo Governo do Estado. É esse o papel do Governo e todos os secretários têm a recomendação de respeito ao erário. Esse é o legado do governador que segue o alinhamento com o presidente da República Jair Bolsonaro”, disse José Jodan.

Tão logo oficializou o início das atividades no centro cirúrgico, o vice-governador José Jodan, acompanhado do superintendente Estadual de Comunicação Lenilson Guedes, o secretário Fernando Máximo e o prefeito Claudionor Leme, após vestirem roupas específicas, conheceram ‘in loco’ as instalações do centro cirúrgico e tiveram a surpresa da entrada à ala da primeira paciente que passou por procedimento médico, enaltecendo todo o trabalho da equipe médica. “Parabéns ao município pelo legado que está deixando. Isso realmente irá fazer a diferença”, concluiu José Jodan.

Sesau

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...