Rondônia

Governo realiza operação para prevenir e combater focos de calor e incêndios em Rondônia

As equipes partem, já no sábado (24), para atuar em áreas do Estado que apresentam maior incidência de focos de calor e incêndios.

O Governo de Rondônia lança, nesta sexta-feira (23), a Operação Jequitibá de prevenção e combate aos focos de calor e incêndios no Estado, com ações integradas entre o Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Prev Fogo/Ibama.
Numa reunião no formato de Sala de Situação entre representantes dos órgãos envolvidos, na quinta-feira (22), foram traçados os detalhes da Operação.
O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, conduziu a reunião entre os órgãos que estão envolvidos na força-tarefa. “Cheguei a conversar com o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) sobre a situação de Rondônia, principalmente sobre a fumaça que acarreta tantos problemas de saúde à população. Ele deixou à disposição aeronaves usadas para combater incêndios que poderão ser utilizadas pelo Estado, caso seja realmente necessário”, destacou o governador.
Mas o objetivo das equipes envolvidas na Operação Jequitibá é que não seja necessário chegar a esse ponto. As equipes partem, já no sábado (24), para atuar em áreas do Estado que apresentam maior incidência de focos de calor e incêndios.
“A operação será coordenada pelo Corpo de Bombeiros. Cada instituição atuará dentro de sua especificidade e logística”, explica o coronel Dermagli Farias, comandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia.
Desta forma, o Corpo de Bombeiros e Prev Fogo atuarão no combate à incêndios e focos de calor; o ICMBio na articulação, colaboração mutua entre as equipes e demais ações; o BPA, se necessário, realizará prisões de pessoas responsáveis por queimadas e qualquer outro tipo de crime ambiental; e a Sedam dará continuidade às ações preventivas de Educação Ambiental como forma de combater incêndios, além das ações de fiscalização e aplicação de multa contra pessoas ou instituições responsáveis por queimadas criminosas.
Fonte
O Rondoniense
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios