Destaques Rondônia

Cai a taxa de mortalidade de Guajará – Mirim por coronavírus, diz Fernando Máximo

Em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29), o secretário de estada da saúde, Fernando Máximo, atualizou os informes de Covid -19 em Rondônia.

De acordo com Fernando Máximo, as ações em conjuntas entre Governo do Estado de Rondônia e o município de Guajará – Mirim têm rendido bons resultados. Segundo ele, em dez dias de trabalho conjunto, a taxa de mortalidade da cidade caiu de 60% para 10,8%..

O mesmo se espera no município de São Miguel do Guaporé, há alguns dias uma equipe do Estado têm intensificado os trabalhos na localidade. Máximo afirmou que a cidade já possui dois pacientes curados da doença.

O secretário ainda disse que cinco municípios de Rondônia conseguiram 100% de cura dos pacientes com Covid – 19 e que não há até o momento novos casos. São eles:

  • Primavera de Rondônia;
  • Alto Alegre dos Parecis;
  • Santa Luzia do Oeste;
  • São Felipe do Oeste;
  • Machadinho do Oeste.

Servidores da Saúde

Fernando Máximo ainda informou que atualmente há 874 servidores do estado de saúde afastados por Covid -19. O secretário reforçou informando que esse número são de profissionais que testaram positivo, outros com suspeitas da doença, funcionários do grupo de risco e com outras comorbidades que não podem está a frente das ações contra coronavírus.

De acordo com o secretário, a maioria dos servidores são do Pronto – Socorro João Paulo II, com 180 profissionais afastados e do Hospital de Base Ary Pinheiro, com 129 funcionários distanciados. Entretanto, outros 398 trabalhadores da área de saúde já se recuperaram da doença.

Máximo aproveitou para parabenizar os profissionais do Lacen que vêm trabalhando incansavelmente. Segundo ele, o Laboratório Central tem realizado cerca de 500 exames por dia, incluindo finais de semana e feriado.