Destaques Interior

GUAJARÁ – MIRIM – Sesau encaminha força – tarefa para diminuir a disseminação do coronavírus no município

Cidade de Guajará - Mirim

O secretário de estado da saúde, Fernando Máximo, informou nesta terça-feira (19), que devido a situação crítica da cidade de Guajará – Mirim, o Governo do Estado enviará uma força – tarefa,  formada por técnicos da Sesau e defesa civil para avaliar a atual situação do sistema de saúde de Guajará mirim e adotar medidas que diminuam o efeito do novo coronavírus no local.

Segundo a Sesau, a pasta enviou para a secretaria municipal de saúde do município mais de 200 testes rápidos, que segundo Fernando Máximo, até o momento menos da metade dos exames foram feitos. O secretário informou que foram enviadas mais de seis remessas de equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde das unidades básicas.

“Uma equipe da Sesau foi encaminhada para o município para dar apoio técnico. Equipamentos de proteção pessoal já foram encaminhados para os trabalhadores daquela localidade”, garantiu Fernando Máximo.

O secretário ainda falou que foi encaminhado recursos financeiros no valor de duzentos e trinta e um mil reais (R$231,000.00) para o município.

A equipe encaminhada pela Sesau, fará um levantamento da situação e de como está sendo colocado em prática o Plano de Contingência Municipal que foi definido pelo Estado. A finalidade deste apoio será  para que o município de Guajará – Mirim viabilize ações para intensificar as medidas de prevenção e controle da doença.

Governo do Estado em prestar auxilio a população do munícipio de Guajará mirim

#forçatarefa#Guajarámirim#COVID-19Há um compromisso do Governo do Estado em prestar auxilio a população do munícipio de Guajará mirim que não é de hoje que tem sofrido com a baixa qualidade no serviço de saúde da rede básica municipal. E isto tem se refletido com nitidez durante esta pandemia do novo coronavírus.Por isso a Secretaria Estadual de Saúde definiu a criação de uma força-tarefa, formada por técnicos da Sesau e defesa civil para avaliar a atual situação do sistema de saúde de Guajará mirim e adotar medidas que diminuam o efeito do novo coronavírus. O Governo enviou para a secretaria municipal de saúde mais de 200 testes rápidos e que até o momento menos da metade foram feitos. Além de enviar mais de seis remessas de equipamentos de proteção individual (EPI), para proteger os profissionais de saúde das unidades básicas, recursos financeiros no valor de Duzentos e trinta e um mil reais (R$231,000.00). E ainda disponibilizamos o LACEN para realização dos exames para COVID-19, no entanto as amostras são pouquíssimas que chegam ao laboratório.A equipe fará um levantamento da situação e de como está sendo colocado em prática o Plano de Contingência Municipal que foi definido pela Sesau para que o município colocasse em prática ações para intensificar as ações de prevenção e controle da doença de modo apropriado e eficaz diante da identificação de casos suspeitos e seus contatos.ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE QUE DEVERIAM ESTAR SENDO FEITAS:A elaboração deste plano visa nortear as ações no município de GuajaráMirim, definindo objetivos e metas e seguindo os protocolos estabelecidos peloMinistério da Saúde. Dentre as atribuições a serem seguidas, podemos citar:• Captura de rumores diante de casos suspeitos de infecção por COVID-19;• Ampla divulgação de informações e análises epidemiológicas sobre a doença;• Gestão dos insumos no município;• Gestão de Recursos Humanos necessários.VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA• Notificação de casos suspeitos e análise das informações das unidadesnotificantes;• Busca ativa de casos suspeitos, surto e óbitos, assim como investigação decomunicantes;

Posted by SESAU – Secretaria de Estado da Saúde on Tuesday, May 19, 2020