Rondônia

IFRO busca solução tecnológica de transporte para implantação no Estado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO) iniciou as tratativas com a Central de Compras do Ministério da Economia para a implantação do TáxiGov na instituição. A solução é inovadora na oferta de serviço de transporte no âmbito da administração pública para atendimento de servidores e colaboradores em deslocamentos a trabalho, acionado por meio de aplicativo. A iniciativa visa otimizar recursos públicos de forma sustentável, com foco na efetividade, e também poderá contemplar outros órgãos públicos que tenham interesse. Para isso será realizada uma videoconferência na próxima terça-feira (21), às 15h (horário local).

A videoconferência será realizada pela Central de Compras do Ministério da Economia, em parceria com o IFRO, através do Google Meet, e tem como objetivo apresentar o serviço de transporte TáxiGov. Poderão participar quaisquer instituições públicas de qualquer esfera e poder, através do cadastro prévio a ser realizado através do link de inscrição.

A solução de transporte inicialmente vai abranger apenas instituições da cidade de Porto Velho e já tem sido utilizada por mais de 80 (oitenta) órgãos da administração pública em outros Estados. A previsão é que o TáxiGov comece a funcionar em Rondônia a partir do próximo ano. “Para contribuir com o alcance do objetivo estratégico de ampliar e consolidar a infraestrutura acadêmica, administrativa e tecnológica do IFRO, previsto no PDI 2018-2022, uma das ações setoriais da PROAD é propor soluções sustentáveis e inovadoras de contratações e métodos administrativos, com foco na modernização da gestão, melhoria dos processos e economicidade”, ressaltou a Pró-Reitora de Administração, Jéssica Cristina Pereira Santos.

O IFRO, através da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), solicitou junto ao Ministério da Economia a expansão da solução de transporte TáxiGov para o estado de Rondônia. “Estamos dando todo o apoio para que essa implantação logre o êxito esperado. Estamos muito felizes com essa iniciativa e com grande expectativa para que dê tudo certo, por se tratar de uma solução bastante promissora e inovadora, que tende a modernizar o transporte da Administração Pública, contribuindo com a otimização na aplicação dos recursos públicos e prezando pela sustentabilidade”, afirmou Jéssica.

A contratação desse tipo de serviço de transporte para passageiros tem sido expandida gradualmente para outras capitais no País. “A entrega de resultados é muito promissora por racionalizar os custos administrativos com a redução de licitações e contratos diversos, a exemplo de aquisição de veículos, combustíveis, manutenção da frota, seguros e outros”, enumerou o Diretor de Administração, Hélio Souza de Oliveira.

Além disso, a utilização do serviço proporciona a redução de emissão CO2, otimizando os trajetos realizados para o transporte dos servidores, e proporciona agilidade no acesso pelos usuários. “Há uma melhoria significativa na percepção da qualidade do serviço pelo público usuário em razão da redução do tempo de atendimento e da facilidade do acionamento do serviço por meio de aplicativo pelo próprio servidor”, finalizou o diretor.Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a proposta faz parte do trabalho realizado pela gestão do IFRO em apoiar soluções que procuram melhorar a aplicação de recursos na instituição. “Desde 2015, o IFRO busca frequentemente desenvolver e apoiar iniciativas de tecnologias que promovam a eficiência no uso dos recursos públicos, e o TáxiGov é mais um projeto nesse sentido”, analisou o Reitor. Ele também reforçou o convite aos órgãos públicos para participação na videoconferência. “Fomentar esse serviço em parceria com outros órgãos da Administração Pública é parte do nosso papel de zelar pela implementação de soluções que visam maximizar e otimizar os serviços e recursos públicos”, afirmou Uberlando.

Para mais informações sobre o TáxiGov, acesse aqui

IFRO