Rondônia

IFRO Calama faz doação de protetores faciais ao Tribunal Regional Eleitoral

Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) fez uma doação nesta semana de 1.600 protetores faciais ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para serem utilizados nas eleições do próximo domingo (15 de novembro). Os protetores garantem a segurança individual das pessoas que atuam diretamente com o público.

De acordo com o professor José Diogo Forte de Oliveira Luna, do Departamento de Engenharia do Campus Calama, esses protetores resultaram das ações que foram direcionadas ao enfrentamento da pandemia da covid-19. Esse projeto, especificamente, foi feito em parceria com os membros da Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia (LACCRO), entidade formada por acadêmicos de medicina e enfermagem das instituições de ensino superior de Porto Velho, com a colaboração do Hospital de Base e da Fiocruz, com a finalidade de garantir segurança inicialmente aos profissionais de saúde.

Luna afirma […] “que conforme a pandemia foi avançando, a demanda das unidades de saúde foi se reduzindo, visto que também foram sendo atendidas por outros meios. Como tínhamos essas unidades em nosso estoque ainda, lembramos que poderiam ser úteis no processo de eleição, então fizemos contato com o serviço de saúde do TRE para ver se havia interesse e eles se manifestaram positivamente”.

Rudma Rosa Oliveira Costa, coordenadora de Material e Patrimônio do TRE, responsável pelo recebimento do material, disse que a doação dos protetores vai complementar o estoque que será disponibilizado a mesários, servidores, colaboradores e autoridades que irão atuar nas eleições no próximo domingo. Segundo ela, serão cerca de 20 mil estarão pessoas envolvidas em todo o Estado no dia da eleição. “Garantiu para nós uma maior margem de segurança”, disse ela ao estender agradecimentos por parte do TRE ao IFRO.

O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio, elogiou toda a equipe de parceiros que se envolveu desde o início da pandemia da covid-19 na confecção de equipamentos de proteção individual para garantir maior segurança aos profissionais que lidam diretamente com o público. “Para nossa instituição, é uma satisfação poder colaborar para garantir maior segurança à população e, nesse caso, num dia tão importante que envolve o deslocamento da maioria da população, como é o processo eleitoral”, disse o diretor.

IFRO