Rondônia

IFRO prorroga período de inscrições para cursos do Programa Novos Caminhos

O prazo de inscrições para os cursos da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Novos Caminhos foi prorrogado até o dia 30 de junho de 2020. São 9.410 vagas ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) para todo o Brasil. São 16 cursos que serão oferecidos on-line, com as aulas iniciando no próximo dia 15 de julho. Os cursos ofertados são totalmente gratuitos e não possuem taxa de inscrição.

Há vagas para cursos nas seguintes áreas: Comércio (Operador de Caixa, Vitrinista, Assistente de Logística e Promotor de Vendas), Financeira (Assistente de Tesouraria e Assistente Financeiro), Transporte (Motorista de Transporte de Carga, Motorista de Transporte de Carga de Produtos Alimentícios, Motorista de Transporte de Cargas Vivas, Motorista de Transporte de Lixos Urbanos, Motorista de Transporte de Passageiros, Motorista de Transporte de Produtos Perigosos e Motorista de Transporte Escolar) e Tecnologia (Agente de Inclusão Digital em Centros Públicos de Acesso à Internet, Programador de Sistemas e Programador Web).

Os cursos possuem diferentes requisitos mínimos e exigências de idade mínima. Conforme consta no edital de seleção, terá direito ao certificado de conclusão de curso o aluno que concluir com êxito os componentes curriculares previstos para o curso e que tenha, no mínimo, 60% na média final nas avaliações propostas. O curso FIC consiste na capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração variando de 160 h a 280 h.

Os cursos, segundo a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, são focados nas demandas sociais e no mercado de trabalho. “São quase 10 mil vagas ofertadas na modalidade EaD, a qual permite que qualquer cidadão possa realizar o curso em qualquer horário e nos mais diversos locais. Os cursos FIC em EaD, além de permitirem uma qualificação profissional de curto prazo, também democratizam o acesso a populações menos favorecidas, que muitas vezes não possuem cursos profissionalizantes onde residem”, destaca.

Os candidatos serão selecionados por meio de sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 2 de julho de 2020. Também será sorteado um quantitativo igual ao número de vagas de candidatos para o cadastro de reserva, não havendo obrigatoriedade do IFRO utilizá-lo. Caso necessária a convocação do cadastro de reserva, o critério utilizado será a ordem do sorteio. A convocação para manifestação de interesse nas vagas remanescentes acontecerá no dia 10 de julho de 2020.

O Programa Novos Caminhos é uma agenda estratégica do Ministério da Educação para a educação profissional e tecnológica, lançada em outubro de 2019. O programa se subdivide em três eixos, entre eles o de “Inovação e Empreendedorismo”, do qual Rondônia agora disponibiliza vagas.

Para acessar o Edital e se inscrever em um dos cursos acesse o link: https://bit.ly/3hMDhV4