Connect with us

Hi, what are you looking for?

Amazônia

Indígenas tiveram contato com médico do Ministério da Saúde que contraiu o coronavírus

Indígenas da etnia Tikuna, da região sudoeste do Amazonas, tiveram contato com um médico que contraiu o novo coronavírus (Covid-19). O profissional é da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde.

Essa é a primeira vez que foi registrada no Brasil a possibilidade de o coronavírus ter infectado povos indígenas.

O médico se chama Matheus Feitosa e faz parte da equipe multidisciplinar de saúde indígena.

Oito indígenas Tikuna que tiveram contato com o profissional estão em isolamento domiciliar. De acordo com autoridades sanitárias internacionais, esta é a melhor forma de não disseminar o vírus neste momento.

Os Tikuna são o mais numeroso povo indígena da Amazônia brasileira. Sua situação gera muita preocupação e exige extremo cuidado porque, apesar de a etnia já ter tido contato com a sociedade majoritária brasileira há alguns anos, o sistema imunológico deles é considerado mais vulnerável a vírus como o Covid-19.

Relatos dos primeiros contatos com os Tikunas datam do século 17, por aproximação de jesuítas espanhóis. Mas após a demarcação de suas terras na década de 1990 eles buscaram se afastar novamente para se reaproximar da seus rituais e costumes, nos Igarapés do rio Solimões.

De acordo com informações prestadas pelo próprio médico, ao qual o blog teve acesso, ele já apresentava sintomas como tosse quando fez o atendimento na aldeia Tikuna. No entanto, ele teria usado luvas e máscara nos atendimentos. O procedimento é padrão para qualquer abordagem médica em indígenas por agentes da Sesai.

O Ministério da Saúde informou que o médico retornou ao trabalho após suas férias “sem apresentar sintomas do novo coronavírus” e por isso realizou atendimentos em uma aldeia da etnia Tikuna.

Após esses atendimentos, que teriam ocorrido no dia 18 de março, Matheus Feitosa teve febre e iniciou um isolamento voluntário até esta última quarta-feira (25), quando foi diagnosticado com o novo coronavírus.

Fonte: G1

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

Nesta manhã, a diretoria do SINPOL, reuniu-se com o Secretário de Saúde, Dr. Fernando Máximo, com o Secretário de Segurança Adjunto, Dr. Hélio Gomes...