Capital Rondônia

INFLUENZA – Vacinação é retomada nas unidades de saúde da capital

Serviço foi reiniciado nesta segunda-feira e será realizado até quando durar o estoque

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu mais um lote de vacina, encaminhado pelo Ministério da Saúde, para dar continuidade à Campanha Nacional de Influenza, que previne contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B. A imunização do grupo prioritário da primeira fase, que são idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, foi retomada nesta segunda-feira (13).

As doses foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para descentralizar o serviço e facilitar o acesso do público alvo. A vacinação será realizada conforme o horário de funcionamento da unidade e até quando durar o estoque. Desde o início da campanha, no dia 23 de março, mais de 22 mil idosos já foram vacinados contra a influenza. A diretora do departamento de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, avalia que mais de 90% da cobertura total do município já tenha sido alcançada.

O trabalho de vacinação de acamados continua sendo realizado ininterruptamente. Cerca de duas mil pessoas se cadastraram pelo telefone 3224-8071 para serem imunizados em casa. O serviço de vacinação nas residências é disponibilizado para idosos acamados, com dificuldade de locomoção e em cadeira de rodas.

Na próxima quinta-feira (16) inicia-se a segunda fase da Campanha Nacional de Influenza para professores e profissionais da segurança. Para esta etapa, a prefeitura aguarda um novo lote de vacina que deve ser encaminhado pelo Ministério da Saúde.

Comdecom