Capital

INCLUSÃO DIGITAL – Infovia no Residencial Orgulho do Madeira deve ser expandida

Above

A expansão da Infovia na capital rondoniense foi informada pelo superintendente de Estados para Resultados (EpR), coronel Delner Freire, no mês de junho, após cooperação com Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) e Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação, Comunicação e Pesquisa de Porto Velho (CMTI). A rede será implantada em uma Escola Municipal no Residencial Orgulho do Madeira e uma creche.

O objetivo da rede de fibra óptica Infovia é interligar unidades organizacionais do poder público com de rede de alta disponibilidade e velocidade. A rede está em pleno funcionamento em Porto Velho, Ariquemes e Candeias do Jamari. Importante ressaltar, que a malha de rede já passa no Orgulho do Madeira.

Hoje a Infovia possui quase 500 km de fibra nos três municípios. “Com a parceria, a prefeitura pode usar a Infovia e o estado usa a rede da prefeitura onde a fibra óptica Infovia não passa, levando inclusão digital para toda população”, fala coronel Delner Freire. O Estado pretende implantar R$800 mil em equipamento já adquiridos para a para o aperfeiçoamento do sinal Wi-Fi no Residencial.

Para o coordenador municipal de TI, Saulo  Nascimento, “essa colaboração do governo estadual com o município deve estruturar a área de Tecnologia da Informação e Comunicação  para que se tenha um ciclo de continuidade dos projetos, bem como haja a unificação dos projetos do governo federal com Estado e Município”. Ainda em reunião, o coordenador deixou a disposição do Estado o uso do Data Center Container, instalado no Palácio Tancredo Neves, antiga sede da prefeitura.

Segundo James Melo, assessor do Senador Confucio Moura, este se colocou à disposição para contemplar a expansão do projeto. Por sua vez, para Hudyson Barbosa, “é importante que esse trabalho seja coordenado para não haver má aplicação de recurso e para que seja expandido aos demais Municípios”.

Marcio Félix, secretário municipal de educação, ressalta que com a cooperação é possível que na inauguração da Escola Municipal a Infovia já esteja funcionando.

Na reunião, o gerente de infraestrutura Gabriel Carrijo, e os técnicos, Caê Lacerda, Marcos Júnior, mostraram um breve levantamento para o secretario municipal, onde quase 35 unidades poderiam está fazendo uso da Infovia em Porto Velho, os residenciais populares poderão ser beneficiados com sinal wi-fi grátis, sendo que, ao todo, mais de 35 mil pessoas estarão sendo alcançadas com a inclusão digital.

(Secom)

Below