Capital Rondônia

Inscrições para Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação seguem até 08 de novembro

Divulgação

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), a ser ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. Para ingresso em 2021, serão selecionados 12 candidatos através do Exame Nacional de Acesso (ENA).

No Brasil, 32 instituições ofertarão vagas para esta seleção. Dentre as 12 vagas do ponto focal Instituto Federal de Rondônia, quatro vagas são para ações afirmativas, sendo duas vagas para negros (pretos e pardos), uma vaga para indígenas e uma vaga para pessoas com deficiência. Há ainda quatro vagas reservadas para servidores do IFRO e outras quatro vagas sem reserva, na ampla concorrência.

As inscrições terão início às 12 horas (seguindo o horário oficial de Brasília) do dia 2 de novembro 2020 e irão até às 18 horas do dia 8 de novembro de 2020, e devem ser realizadas exclusivamente na página do PROFNIT Nacional, que pode ser acessada pelo seguinte link: www.profnit.org.br.

Conforme o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), Gilmar Alves Lima Júnior, boa parte da população desconhece que os Institutos Federais podem ofertar mestrados e doutorados. No IFRO, desde 2018 ocorre a oferta de cursos de mestrado e o PROFNIT é um desses cursos. “O nosso objetivo é fortalecer a qualificação de profissionais do nosso estado e com a oferta desse mestrado profissional, que possui um perfil para a pesquisa aplicada e com calendário em que o aluno pode manter sua atividade profissional, devemos fortalecer a relação mundo do trabalho com a Instituição de ensino. É uma excelente oportunidade de uma pós-graduação, nível mestrado, com qualidade e gratuita, para profissionais de diversas carreiras”, afirma o gestor.

O Diretor-Geral Substituto do Campus Porto Velho Zona Norte, Váldeson Amaro Lima, destaca que o PROFNIT contribui para o desenvolvimento regional do estado de Rondônia devido à formação de pessoas com potencial para alavancar os processos de gestão da inovação e propriedade intelectual. “Sabemos que, historicamente, países e regiões com processos bem estruturados no fomento a políticas de inovação e desenvolvimento de tecnologia conseguiram se sobressair em desenvolvimento econômico de forma mais sustentável. É o que se espera de uma ação como o PROFNIT, ao se investir na formação de pessoas com capacidade para propor e analisar instrumentos da política de inovação e propriedade intelectual, podendo auxiliar na atuação junto a órgãos como a Fapero, por exemplo, que tem buscado objetivo semelhante”, explica.

Público

O número total de vagas ofertadas na chamada é de 465 vagas, sendo 349 vagas abertas/sem reservas, 65 vagas para ações afirmativas, 47 vagas para servidores, além de quatro vagas adicionais extranumerárias, conforme edital nacional.

O Coordenador do PROFNIT/IFRO, Márcio Rodrigues Miranda, reforça que este é um curso de mestrado tem por finalidade promover o relacionamento entre os atores do sistema da inovação, sejam eles empreendedores e investidores, com as tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). “Para atingir tal finalidade, desenvolvemos estudos e estratégias para a transferência das inovações geradas pelas ICTs para a sociedade”, complementa.

Para concorrer, é necessário ter concluído a graduação ou que esteja em vias de conclusão, já que os candidatos deverão apresentar diploma de qualquer curso de nível superior, emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), para a efetivação da matrícula após aprovação e classificação no PROFNIT. “O discente do mestrado poderá também desenvolver estudos e tecnologias que contribuam para solucionar os gargalos tecnológicos nas mais diversas áreas. A Rede PROFNIT conta com diversos produtos desenvolvidos por seus mestrandos, tais como protótipos, softwares, materiais educacionais e propostas de políticas públicas voltadas à inovação”, acrescenta o Professor Márcio.

Exame Nacional de Acesso (ENA)

O Exame Nacional de Acesso (ENA) consiste em duas etapas: a primeira é a Prova Nacional prevista para ocorrer no dia 5/12/2020, e a segunda é a Análise Curricular, marcada para o dia 21 de janeiro de 2021. O Exame Nacional tem como objetivo aferir o domínio de conhecimento necessário para cursar as disciplinas que compõem o PROFNIT e também servir como processo seletivo dos candidatos ao ingresso no curso.

PROFNIT

A proposta do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação em sua 159ª reunião do CTC em 19 de junho de 2015. É um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional, em Rede Nacional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, conferindo o título de mestre.

O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

O curso é gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses. Em sua organização, o PROFNIT é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da Diretoria do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e do Ponto Focal Sede, que fica na Universidade Federal de Alagoas. O Ponto Focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de mestre, e, no caso de Rondônia, é o IFRO por meio do Campus Porto Velho Zona Norte.

Informações

Esclarecimentos relativos ao processo seletivo, inscrições e resultados da Etapa 1 devem ser dirigidos exclusivamente à Secretaria Nacional do PROFNIT, pelo e-mail: profnit.ena@gmail.com.

Em Rondônia, o contato é o e-mail: profnit@ifro.edu.br.

O edital completo pode ser acessado em: http://www.profnit.org.br/pt/exame-nacional-de-acesso/.

IFRO