Capital Rondônia

Intensidade de fumaça em Rondônia deve aumentar nos próximos 15 dias, estima Corpo de Bombeiros

Rondoniagora

Porto Velho registrou 99 incêndios de vegetação do dia 1 de janeiro ao dia 6 de agosto deste ano, segundo informou o Corpo de Bombeiros. Em todo o Estado, o número chegou a 671 ocorrências registradas.

De acordo com o major Iranildo Dias, a capital está com o número de focos de incêndio reduzido este ano. “Temos como aliado para essa redução, a própria natureza e os nossos parceiros nas campanhas educativas como a Sema, Sedam, IBAMA e ICMbio. A redução também se dá por causa do medo das pessoas de um possível agravo da Covid-19 em pacientes infectadas por conta da fumaça e multa”, disse.

Sobre a fumaça, que nessa época do ano costuma invadir área urbana da cidade por conta das queimadas, Iranildo Dias explica que isso deve acontecer nos próximos 10 a 15 dias. “As correntes de ar vão mudar de direção e trazer um pouco da fumaça que não é da cidade, e sim do entorno como, por exemplo, do sul do Amazonas”, explicou o major.

O major alerta para as multas que podem ser aplicadas em pessoas que forem flagradas fazendo queimada. “Esse ano a lei está mais regida. Existe um decreto federal do mês de maio, que proibiu qualquer tipo de queimada no país. Os responsáveis por incêndios serão autuados pelos órgãos responsáveis, em caso de flagrante”, alertou Iranildo Dias.

Em meio à pandemia do Coronavírus, a queimada pode causar problemas ainda mais graves para pessoas infectadas pelo vírus. “A fumaça causada pelas queimadas só vêm agravar a situação, uma vez que a doença age diretamente no sistema respiratório e a fumaça também”, diz.

A expectativa para este ano é que o número de queimadas seja menor este ano, segundo o major. “Estamos apostando que este ano tenhamos um meio ambiente com mais qualidade para todos e com poucas queimadas”, espera.

Qualquer tipo de queimada pode ser denunciada anonimamente ligando no 193 do Corpo de Bombeiros ou no disk denúncia da Sedam 0800 647 11 50.

Rondoniagora