Connect with us

Hi, what are you looking for?

Economia

Invest Rondônia visita dez embaixadas em Brasília para estreitar laços comerciais com o mundo

A equipe da Invest Rondônia e o diretor executivo da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Anderson Augusto, visitaram dez embaixadas em Brasília, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, para convidar os países a participarem da nova edição do Rondônia Day, na capital federal, prevista para acontecer dia 25 de março; e da 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, a maior feira de agronegócio da região Norte que será de 26 a 30 de maio. Durante a visita, também foram tratados assuntos comerciais para aumentar o fluxo de mercadorias entre Rondônia e os países, objetivo do programa Agenda Brasília.

Os países visitados são aqueles estratégicos para o comércio e relações políticas. A equipe da Sedi foi recebida nas embaixadas dos Estados Unidos, Índia, China, Rússia, Canadá, Chile, Bolívia, Peru, Egito e Alemanha, que receberam com entusiasmo o convite para conhecer Rondônia e também para participar do Rondônia Day, um dia para apresentar as oportunidades de negócios no Estado para investidores.

A coordenadora da Invest Rondônia, Suéllen Lemos, explicou que na embaixada da China o principal assunto foi a possibilidade de negócios, principalmente na área de infraestrutura. Já eles falaram sobre a importância de expandir a agropecuária, mesmo tema conversado com os chilenos. Na Bolívia, o assunto foi a diminuição das exportações por conta do acordo que passou a valer em Guajará-Mirim e os caminhos para retornar negociações.

“Na Alemanha falamos sobre o baixo fluxo comercial que temos e a possibilidade de aumentarmos os tipos de produtos comercializados entre Rondônia e o país, já que adquiriram somente estanho, nióbio, madeira e café em baixa quantidade. Falamos da importância de levar a Rondônia uma empresa de mineração, pois nosso subsolo é rico em minérios”, explica Anderson Augusto, coordenador-técnico da Sedi que acompanhou as visitas.

 

“A Agenda Brasília é uma forma de fazer essa conexão e mostrar que Rondônia tem muitas potencialidades, além das já conhecidas. Aumentar nosso fluxo comercial significa trazer prosperidade para nosso Estado”, explica Sérgio Gonçalves, superintendente da Sedi.

 

Além das embaixadas visitadas, a equipe também esteve na Apex-Brasil e a Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra).

 

Fonte
Texto: Devanil Júnior
Fotos: Arquivo Sedi e Secom
Secom – Governo de Rondônia

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

Falta de matéria-prima importada ameaça fabricação de imunizantes contra a covid no país. IFA que chegaria esta semana para o Butantan só desembarca na...