JANEIRO ROXO - Mês da conscientização sobre a Hanseníase | O Rondoniense %
Brasil Destaques Especiais

JANEIRO ROXO – Mês da conscientização sobre a Hanseníase

Purple violet ribbon symbolic bow color on doctor's hand support for Hodgkin's lymphoma and testicular cancer awareness
Above

Você sabe o que é hanseníase? Muitas pessoas não sabem. Por isso, o mês de janeiro ganhou o título de ‘Janeiro Roxo’. A iniciativa de relacionar o mês a uma cor tem o objetivo de chamar a atenção para o tema e esclarecer à população sobre sintomas, prevenção e tratamento. A doença causa incapacidades físicas permanentes, principalmente nas mãos, pés e olhos.

 A doença tem cura e o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente do diagnóstico ao tratamento. O diagnóstico, em Porto Velho, pode ser obtido nas Unidades de Saúde Básica. Além destas possibilidades, Porto Velho possui três pontos de atendimentos referenciais: Policlínica Oswaldo Cruz, Hospital Santa Marcelina e Centro de Especialidades Médicas.

Cleumar Nascimento, coordenador do programa de combate a hanseníase, do Hospital Santa Marcelina, fala sobre a doença, tratamento, cura e desmistifica o contágio da doença, além dos atendimentos específicos do Hospital Santa Marcelina, desde do diagnóstico a oficina ortopédica, que são considerados referências no estado.

Acompanhe.

Below