Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Lacen recebe reforço da Fiocruz Rondônia para diagnóstico de Covid-19

Com aumento no número de amostras recebidas para diagnóstico de Covid-19, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) recebe reforço da Fiocruz Rondônia para a realização dos exames.

No último fim de semana, o Laboratório de Virologia Molecular recebeu uma quantidade de 470 amostras para extração de material genético e diagnóstico, por meio da técnica de RT-qPCR (exame que identifica a presença do vírus, confirmando ou não a Covid-19 na amostra analisada). De acordo com a direção do Lacen, estão sendo recebidas de 2.500 a 3.000 amostras, por dia, o que vem impactando na sua capacidade para a realização dos exames. “Por meio dessa parceria com a Fiocruz, nós poderemos dar mais agilidade ao processamento das amostras, e, consequentemente, ampliaremos o nosso número de testagens diárias”, informou Cicileia Correia da Silva, diretora do Lacen.

Segundo ela, esse aumento considerável no envio de amostras, pelos municípios, começou a ser observado ainda na primeira quinzena de dezembro de 2020, “anteriormente, nós estávamos recebendo uma média de 800 a 1.000 amostras, diariamente, mas chegamos a receber cerca de 400 amostras” destacou.

Para a pesquisadora em Saúde Pública e chefe do Laboratório de Virologia Molecular da Fiocruz RO, Deusilene Vieira, o cenário mostra-se cada vez mais preocupante e exige a conscientização e o envolvimento de toda a população para que os números da Covid-19 voltem a patamares de redução e estabilização. Atuando com estudos voltados à detecção, identificação e caracterização molecular das hepatites virais, arboviroses e vírus respiratórios na Amazônia, há mais de vinte anos, a virologista reforça que sem imunização para toda a população é extremamente arriscado flexibilizar as medidas restritivas e de prevenção ao novo coronavírus.

Na edição desta segunda (11/01), o Boletim diário divulgado pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o estado acumula 102.518 casos confirmados de Covid-19, com 1.926 mortes registradas, desde o começo da pandemia. A capital Porto Velho concentra o maior número de casos confirmados, 44.933, e 973 óbitos. Para conter o avanço dos números, o Governo do Estado publicou a Portaria n.º 28 (08 de janeiro de 2021), estabelecendo novo enquadramento dos municípios de acordo com o Decreto n.º 25.470, de 21 de outubro de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado. Conforme a nova portaria, Porto Velho e mais cinco municípios retornam para a Fase 2, que prevê o Plano de Distanciamento Seletivo. A Portaria n.º 28 entrou em vigor nesta segunda (11/01) e estabelece o cronograma de publicação da próxima classificação para 24/01.

O médico infectologista do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem/Sesau), Juan Miguel Villalobos-Salcedo, esclarece que as medidas de restrição são necessárias para um controle mais eficaz da transmissão do vírus SARS-CoV-2. O especialista avalia que o aumento no número de casos de Covid-19 pode estar relacionado ainda às datas comemorativas de dezembro de 2020, e pontuou que em relação ao isolamento social, os resultados não são imediatos como todos esperam, “sendo necessário um período de 2 ou 3 semanas para que a redução nas taxas de transmissão do vírus seja verificada”.

Assessoria FioCruz

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...