Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

Lojistas participam e contribuem com a retomada da economia após a Covid-19

Propostas foram apresentadas, terça-feira (13), durante o ciclo de reuniões virtuais, organizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPV), para debater mecanismos capazes de preparar o setor produtivo para a fase posterior à pandemia de Covid-19.

Uma economia forte será necessária quando a transmissão da Covid-19 estiver controlada. E para isto, conforme avaliação do prefeito Hildon Chaves, é fundamental que a classe empresarial seja ouvida.

Os lojistas elogiaram o diálogo promovido pela Prefeitura de Porto Velho e manifestaram que pretendem continuar contribuindo com a gestão municipal.

O diretor técnico da ADPVH, Guilherme Gonzales e o diretor jurídico, Luís Fernando Coutinho, ouviram as explanações dos representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (Acep) e outras lideranças do segmento em Porto Velho.

“O diálogo com os setores produtivos permite, entre outras coisas, que a Prefeitura contribua com ações para melhorar o ambiente de negócios, o que pode colaborar com o fortalecimento da economia local após a pandemia. A percepção do empresário é valiosa para nós.”, disse Gonzales às lideranças.

DEMANDAS

José Soares de Souza, um dos diretores da CDL, defendeu a redução da carga tributária do ICMS destacando que, juntamente com o custo do frete, resultam em valores que encarecem os produtos e impactam negativamente o setor.

“Precisamos simplificar os processos para emissão de alvarás de funcionamento de novas empresas”, afirmou a empresária Lucinara Antello, revelando que pretende abrir um restaurante.

NEGÓCIOS

Representantes da Associação Comercial e de setores ligados à prestação de serviços disseram que, com as vendas em baixa, é necessário garantir margem de lucro razoável para a sustentabilidade dos empreendimentos.

Outra proposta dos empresários é que o setor público compre mais no comércio local para incentivar e valorizar quem acredita no potencial da região. Mais orientações sobre como participar dos processos de licitação foi outro pedido apresentado na reunião.

Gonzales imediatamente disponibilizou aos participantes da reunião on-line um link da página do Sebrae, onde os empresários podem obter mais informações sobre processos licitatórios, entre outros assuntos.

PARTICIPAÇÃO

Ao final da reunião, os lojistas enalteceram a iniciativa do prefeito Hildon Chaves em abrir espaço para o diálogo por meio da ADPVH.

Luís Fernando Coutinho ressaltou que, respeitando os princípios da ética e da legalidade, a gestão do prefeito Hildon Chaves fará o que estiver ao seu alcance para implementar políticas inovadoras para fortalecer o setor produtivo e aquecer a economia local.

Por sua vez, Luís Fernando se comprometeu em buscar os mecanismos jurídicos que possibilitem atender as sugestões que estiverem de acordo com a legislação ou mesmo a possibilidade de mudanças ou criação de novas leis que ajudem a fomentar o setor econômico de Porto Velho.

ENCONTROS

A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho já realizou encontros virtuais para ouvir os setores de panificação, construção civil, educação, turismo e hotelaria, bares e restaurantes.

Na próxima quinta-feira (15), a Prefeitura vai ouvir representantes do setor de vestuário. As inscrições para a reunião remota podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/encontro-setorial- vestuario__1173006?qrcode=true

O link para acesso à sala de videoconferência na próxima quinta-feira é: https://msteams.link/T07M

 

Assessoria

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...

Cultura

Oi, aqui é o Álisson, prazer, quem me conhece pessoalmente sabe que sou bocudo  –  em várias variáveis, inclusive. Começo pelo meu fenótipo: boca...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...