Destaques Interior

Mais de 1300 testes rápidos para Covid-19 foram realizados em Ji-Paraná

Fotos: Ítalo Ricardo

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou na sexta-feira (21), no município de Ji-Paraná, mais uma ação do Mapeia Rondônia, através de drive-thru para testagem rápida do coronavírus. A ação aconteceu em três locais simultaneamente, no posto de combustível desativado Vitória 1, no Centro da cidade e em duas unidades básica de saúde, para atender a população que não possui veículo, na Unidade de Saúde KM 5, no primeiro distrito e na Unidade de Saúde BNH, segundo distrito.

No total, foram realizados 1.330 testes rápidos, sendo 757 na ação que ocorreu no Centro de Ji-Paraná e 573 testes nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desse total, 111 testaram positivo para Covid-19,  40 no drive-thru do Centro e e 71 nas UBS.

Os  positivados passaram por avaliação médica, exame de eletrocardiograma e já saíram com o kit para o tratamento da doença, mediante assinatura do termo de responsabilidade do paciente.

A dona de casa Zilda Mendes de 61 anos, chegou cedo para realizar o exame, ela conta que teve contato com  pessoas com a Covid-19, e resolveu tirar a dúvida realizando o teste.

“Gostei muito dessa ação, importante ter acontecido aqui em Ji-Paraná, e todos os envolvidos estão de parabéns, não demorei na fila, muito bem organizada”, disse Zilda.

“A estratégia de realizar uma ação no Centro da cidade, e em duas Unidades Básicas de Saúde, sendo uma em cada distrito foi perfeita, montamos uma organização nas UBS, usando a mesma logística do drive-thru, com seis salas, duas para consultas, fazendo com que a população não esperasse muito tempo na fila. Assim os exames negativos eram notificados e dispensados, já os positivados passaram pela avaliação clínica, sendo encaminhado para referência e isolamento, o que deu certo”, destacou o secretário municipal de saúde de Ji-Paraná, Rafael Papa.

A aposentada Maria Aparecida da Cruz de Oliveira de 66 anos, estava apresentando alguns sintomas, chegou à Unidade Básica de Saúde BNH para fazer o exame. “Estou alguns dias com tosse e gripe, fiz exame, para saber se estou ou não com essa doença, e o resultado me surpreendeu, pois fui informada que já tive o coronavírus, mas mesmo assim continuo me cuidando, sou idosa, graças a Deus já tive e não senti sintomas graves”, disse a idosa.

As equipes que atuaram na realização dos testes rápidos seguiram o protocolo do Ministério da Saúde nas pessoas que apresentavam síndrome gripal por mais de sete dias. A ampla testagem é considerada uma estratégia fundamental para controlar o avanço da doença em Rondônia e que registrou no último boletim do dia 20, 50.147 casos confirmados, sendo 1.627 em Ji-Paraná, e 38 óbitos.

O secretário adjunto da Sesau enfatiza a necessidade do diagnóstico precoce, e a distribuição dos medicamentos. “Essa testagem é importante, identificando precocemente a doença, pode tratar em casa, evitando que esse paciente se agrave e vá para um leito de UTI, com uma ocupação grande no interior do Estado, essa é nossa preocupação e nosso objetivo em realizar essa ação”, destacou Nélio Santos.

O governador coronel Marcos Rocha, esteve no local onde aconteceu o drive-thru no Centro de  Ji-Paraná e juntamente com o secretário adjunto da Sesau, Nélio Santos, encerraram a ação. “Essa é mais uma ação não só do Governo de Rondônia, mas de muitos parceiros, que abraçaram essa causa, com um só objetivo, atender a população fazendo testes rápidos, assim combateremos essa doença precocemente, pois em todas as nossas ações, a pessoa que testar positivo para o coronavírus, é atendido pelo médico, faz exame de eletrocardiograma e recebe o kit de tratamento”, destacou o governador.

 A testagem rápida foi coordenada pela Sesau em parceria com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Agencia de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Prefeitura Municipal de Ji-Paraná.

A ação Mapeia Rondônia realizada pelo Governo de Rondônia iniciou com a distribuição de 100 mil testes rápidos para detecção do coronavírus, que foram comprados pelo Estado e distribuídos aos 52 municípios.

A primeira etapa do Programa Mapeia Rondônia foi realizada de 3 a 9 de junho em todos os municípios.

Assessoria