Capital Rondônia

Mais de 22 mil idosos já foram vacinados contra gripe na capital

Número corresponde a mais de 90% da cobertura total do município

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), concluiu, nesta sexta-feira (3), mais uma etapa da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza que previne contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B. Cerca mil doses de vacina foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho, para a imunização do grupo de risco.

Durante todo o ano de 2019, o município imunizou contra a gripe cerca de 19 mil idosos. Esse ano, em menos de dez dias, o departamento de Imunização contabiliza mais de 22 dois mil idosos vacinados.

Segundo a gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, o volume de vacina disponibilizado pelo Ministério da Saúde é sempre baseada no quantitativo aplicado no ano anterior. “Por causa do coronavírus, muitos idosos procuraram a vacinação pela primeira vez, aumentando muito a demanda da saúde. Não é a prefeitura que compra a vacina, mas sim, o Ministério da Saúde que envia e tem feito isso por etapas”.

A secretária titular da Semusa, Eliana Pasini, reforça que a vacinação que está em andamento não é contra o novo coronavírus, mas sim, contra as gripes H1N1, H2N3 e Influenza B. “O Ministério da Saúde antecipou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Vacinação dos Acamados

Durante a vacinação da quinta-feira (2), muitos acamados que já haviam se cadastrado para serem vacinados em casa enfrentaram fila para receber a vacina. A Semusa informa que as doses desse público está garantida. As equipes estão vacinando em casa todos que agendam pelo telefone 3224-8071, basta aguardar.

Fonte: Comdecom