Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Mais de 28 mil ocorrências policias foram registradas pela Delegacia Virtual em Cacoal

Desde a implantação, a Delegacia Virtual tem reduzido de uma forma geral, o número de atendimentos nas delegacias. Uma ferramenta do Governo do Estado de Rondônia, por meio da Polícia Civil no Estado de Rondônia (PC), que tem se destacado para evitar aglomerações de pessoas nas unidades da Polícia Civil em tempos de pandemia, diminuindo o risco de contágio pelo coronavírus, além de oferecer maior comodidade aos cidadãos, que podem fazer o registro de um crime de casa ou de qualquer local em que tenha acesso à internet.

Em 2020, de forma on-line, foram registradas 28.302 ocorrências policiais em todo o Estado, através da Delegacia Virtual. De acordo com o delegado regional da Polícia Civil em Cacoal, Alexandre Borges Baccarini, a ferramenta é o melhor canal para o registro de ocorrências relacionadas a furtos e roubos considerados de simples agravo, desde que não haja lesão corporal e quando o prejuízo da vítima é considerado mínimo. Também podem ser registrados crimes de violência doméstica, mesmo que haja lesão corporal à vítima, e ainda outras ocorrências, como extravio ou perda de documentos e objetos, acidentes de trânsitos, entre outras.

“O atendimento on-line é importante, principalmente agora neste período de pandemia. Geralmente nas segundas-feiras eram dias de muita movimentação nas delegacias, pois todo mundo que tinha algum problema no final de semana, esperava a segunda-feira para registrar ocorrência. Com isso o serviço era demorado, tinha fila e nisso juntavam muitas pessoas no mesmo ambiente. Com a ferramenta on-line é comodidade e mais segurança nesse momento de pandemia”, explicou delegado.

Baccarini, ressalta ainda que o site da Delegacia Virtual é bem simples, dinâmico e auto-explicativo. Se houver qualquer inconsistência no registro da ocorrência, o cidadão é informado por e-mail e que é possível fazer o acompanhamento de todo o trâmite, se foi instaurado inquérito ou o que foi decidido. “O atendimento on-line é importante porque agiliza o trabalho do policial civil. Existem algumas restrições quanto ao registro de ocorrência, como crimes patrimoniais com valor superior a R$ 5 mil e crimes praticados com violência ou grave ameaça. Por outro lado, é possível, inclusive, comunicar ocorrências de uma cidade, estando em outra. Por exemplo: Se uma pessoa que está em viagem, perdeu o documento em Jaru, então, através da própria internet a pessoa pode registrar a ocorrência”, explica o delegado.

Em todo o Estado, a Polícia Civil conta com uma equipe específica para atender as demandas da Delegacia Virtual. Apesar da facilidade no registro das ocorrências, Baccarini alerta para que as pessoas usem a ferramenta de forma responsável. “Quem faz comunicação falsa de crime, ou qualquer outra que possa interferir e atrapalhar o trabalho das autoridades policiais, está sujeita às penas da lei, aos crimes que são impostos de falsidade. Por isso fica o nosso alerta, para que usem com responsabilidade, tentem ser objetivos e prestes as informações da forma correta”, finalizou.

A atendimento on-line funciona 24 horas por dia. O serviço é gratuito e pode ser utilizado por qualquer pessoa maior de 18 anos. Para registrar a ocorrência, o próprio website dá o passo a passo de fazer o registro. O boletim pode ser validado e posteriormente impresso. As ocorrências registradas passam pelas equipes policias de plantão e são encaminhadas para despacho do delegado em serviço.

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...