Brasil Saúde

Marcos Pontes anuncia testes com remédio que teria 94% de eficácia contra o coronavírus

O Ministério da Ciência e Tecnologia não revelou o nome do medicamento mas indicou que ele é acessível e não possui efeitos colaterais graves

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, anunciou nesta quarta-feira (15) que o Brasil vai começar a testar em pacientes com coronavírus um medicamento que obteve 94% de eficácia no combate ao vírus em laboratório.

“Só a ciência pode combater o vírus. A ciência é a única ferramenta que a gente tem para combater a causa desse problema todo que é o vírus em si e eu tenho muito orgulho de fazer parte desse time da ciência brasileira”, afirmou o ex-astronauta.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), de Campinas, realizou testes em mais de 2000 medicamentos e identificou seis remédios que poderiam conter a proliferação do vírus, sendo dois altamente eficientes. O instituto é ligado ao MCTIC.

Segundo o Ministério, um desses medicamentos obteve 94% de eficácia e é de baixo custo, sem efeitos colaterais graves e que pode ser usado por pessoas de diversos perfis, incluindo crianças.

Esse remédio – que não teve o nome revelado por não ter ainda um laudo conclusivo – vai passar agora para testes em 500 pacientes com a covid-19 em estado leve.

Revista Fórum